quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A fascinação das ambições sufocam as pessoas.







Conta a lenda que certa vez uma mulher pobre com uma criança no colo, ao passar diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia:
- "Entre e apanhe tudo que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa, depois que você sair, a porta se fechará para sempre! Portanto, aproveite a oportunidade, mas, não esqueça do principal..."
A mulher entrou na caverna, e lá encontrou muitas riquezas, ouro, prata, pérolas, etc.... 
Fascinada pelo ouro e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo que podia em seu avental.
A voz misteriosa então falou novamente: 
- "Você só tem oito minutos." 
Esgotado os oito minutos, a mulher carregada de ouro, pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou...
Lembrou se então, que a criança ficara lá dentro e que a porta estava fechada para sempre!

A alegria da riqueza, do prazer, durou pouco, e o desespero durou para toda a vida. 

O que deixa você fascinado ?  Riquezas, prazeres efêmeros...
Os prazeres, as riquezas fascinam porque podem oferecer poder e isso deixa a pessoa deslumbrada. 

O apego a estas coisas, pode trazer destruição as família, os lares, filhos desajustados emocionalmente, casamentos sólidos acabados,  princípios morais nobres na lata do lixo. 

Para algumas pessoas isso é um grande problema, porque desperta alguns sentimentos que a pessoa não consegue dominar, inveja, cobiça, orgulho, desprezo, a egolatria (amar a si mesmo de forma acentuada), frieza com a família, frieza de sentimentos nobres da vida, como gratidão, compaixão, solidariedade, carinho, amor verdadeiro.
Muitos dos que andam em busca da felicidade através dos prazeres carnais e riquezas, serão decepcionados em suas esperanças, porque buscam mal.

A verdadeira felicidade não se encontra em satisfações egoístas  mas no caminho do dever.

Se considerarmos a perspectiva a respeito da fascinação dos prazeres, riquezas, como podemos nos enganar na busca dos mesmos, veremos que algumas prioridades  se tornam equivocadas e quando percebemos já estão na linha da degradação moral, declínio moral e honestidade, dos bons costumes, dos bons exemplos. 

Isto leva as pessoas a deixarem o mais importante: a vida digna.

Quando somos tentados a pôr nossas afeições nessas coisas terrenas, que tem a tendência de absorver o nosso amor próprio, precisamos buscar graça para afastarmos disso e não permitir que se interponham entre nós e o nosso Deus. 

Deus conhece o perigo que nos rodeia e nos protege com meios que nos permitem prevenir nossa ruína, se permitirmos. 

2 comentários:

  1. Blog encantador,gostei do que vi e li,e desde já lhe dou os parabéns, também agradeço por partilhar o seu saber, se desejar visitar o Peregrino E Servo, ficarei também radiante
    e se desejar seguir faça-o de maneira que possa encontrar o seu blog, porque irei seguir também o seu blog.
    Deixo os meus cumprimentos, e muita paz.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo ! "O coração do homem propõe (traça) o seu caminho; mas é o Senhor que lhe dirige os passos." (Prov. 16:9)

    ResponderExcluir