sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Lembra-te









Você pode ver que o sábado sempre foi considerado santo desde a Criação. Os patriarcas e posteriormente o povo de Israel continuaram reconhecendo-o como um dia santo. Por isso ao dar os mandamentos, Deus disse: " Lembra-te do dia do sábado." Você pode lembrar unicamente o que já existia. Não 'e possível lembrar o que  e' novo.

Israel vinha de 430 anos de escravidão. O povo tinha aprendido a obedecer unicamente por medo. Esqueceram a linguagem do amor. Um escravo não se pedia que fizesse as coisas "por favor". Um escravo tinha a obrigação de obedecer.

Quando libertou o povo de Israel. Deus tinha, entre outros de reeduca-los, pois haviam quase esquecido a verdade do sábado forcados a trabalhar como escravos. Com isso tinham se afastado cada vez mais de Deus, que era a Fonte da vida. Como falar a um povo escravizado, que só sabia obedecer por temor, e por medo ? Deus escreveu com a própria mão, não algo novo, mas algo que devia ser lembrado.

Ao entregar os Dez Mandamentos a Israel, Deus diz o porque do sábado. Ele volta `a Criação e relaciona o sábado como as próprias origens da humanidade. O mandamento diz assim: "Lembra-te do dia de sábado, para santifica-lo. Trabalhas seis dias e neles faras todas os teus trabalhos, mas o sétimo dia e' o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não faras trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que moram em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou."

Em Deuteronômio, Deus da outra razão para guardar o sábado, alem da Criação. Ele diz: "Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de la com mão poderosa e com braco forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado."

Esta libertação era um tipo de redenção da humanidade pelo sangue de Jesus. O Deus que cria e o Deus que salva. A obra da criação ou salvação não tem por que ser comemoradas por dois dias de repouso diferentes. Basta um só um dia.

O texto bíblico relata que na sexta-feira da Criação " Deus viu tudo que havia feito, e tudo havia ficado muito bem. " E repousou no sétimo dia. O sábado se levanta aqui como um monumento de Criação. Mas o inimigo vem e danifica o trabalho da Criação, então Deus volta, desta vez na pessoa de Jesus Cristo para realizar Sua obra de restauração ou salvação.

Outra sexta-feira. Desta vez, da cruz do calvário, o Salvador contempla Sua obra e, vendo-a concluída, exclama: " Esta consumado",  e no sábado descansa no seio da terra. Agora o sábado se levanta como um monumento da salvação. Não e' coerente, portanto crer na salvação em Cristo e negar a validade do sábado como um dia santo, monumento tanto da Criação, como da redenção.

0 comentários:

Postar um comentário