terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um dia especial










    O ser humano se afastou de Deus e entre as muitas tolices que cometeu, esta o fato de não respeitar mais o sábado como dia santo que Deus reservou para Ele desde a Criação. 

O sábado não foi dado para os judeus, como muita gente crê. Na Criação, Deus não criou os judeus, mas sim o ser humano. " O sábado foi feito por causa do homem," não por cauda do judeu.  A instituição do sábado  que se originou no Éden, e' tao antiga como o próprio mundo. Foi observado por todos os patriarcas. Durante o cativeiro no Egito, os israelitas foram obrigados por seus maiorais de tarefas a violar o sábado  e em grande parte perderam o conhecimento de sua santidade.

Quando a lei foi proclamada no Sinai, as primeiras palavras do quarto mandamento foram: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" - mostrando que o sábado não foi instituído então; apontando-se-nos a sua origem na Criação.

A fim de obliterar a lembrança de Deus da mente dos homens, visava Satanas destruir este grande memorial. Se pudessem os homens ser levados a esquecer seu Criador, não fariam esforços para resistir ao poder do mal, e Satanas estaria certo de sua presa.

Frederic Godet, afirma "O repouso sabático, tal e qual Deus o institui desde o primeiro dia da existência humana, contem virtualmente no seu seio, todas as riquezas futuras da vida superior para a qual o homem tem sido chamado; e pode-se dizer que toda a serie de sábados, desde Adão a Jesus Cristo, era no pensamento divino, como uma escada pela qual o homem devia ir se elevando gradualmente, desde o estado de infância `a santa varonilidade que inaugura o dia de Pentecostes."

O sábado na mente divina, era o antidoto contra o ateísmo e a idolatria.

"Deus convida o homem a associar-se de maneira regular a esse repouso divino, e com esse objetivo estabeleceu para ele, depois de cada período de seis dias de trabalho, um dia de repouso sistemático, que, cada vez reproduzira seu próprio repouso, por um lado, mediante a contemplação da obra realizada.

O sábado seria para o homem um dia de exaltação espiritual, um momento de preparação para uma vida superior, uma antecipação dessa vida em Deus, para a qual tinha recebido a existência terrena.

Portanto, o sábado  e' uma instituição divina desde a Criação. O relato bíblico diz que Deus abençoou o
sábado. Assim, sendo, passa a ser um dia bendito. Mas o registro sagrado afirma que Deus fez mais, Ele santificou o sábado e uma coisa santa e' algo que o ser humano deve pensar muito antes de tocar.
Quem e' a criatura humana para esquecer, mudar ou cancelar um dia que Deus considera santo ?

Algumas pessoas acham que pelo fato de o sábado estar no coração dos dez mandamentos, por estes terem sido dados ao povo de Israel no mente Sinai, somente a partir dali o sábado foi considerado um dia santo.

O registro da Criação, no entanto descarta essa possibilidade. E' verdade que não se menciona o repouso semanal durante o período dos patriarcas, mas encontramos registros bíblicos de que eles tinham um controle do tempo. Labão, por exemplo, disse a Jaco: " Deixe passar esta semana de nupcias e lhe daremos também a mais nova, em troca de mais sete anos de trabalho."

E a respeito de Abraão, se diz: " Abraão Me obedeceu e guardou os Meus preceitos. Meus mandamentos, Meus decretos e Minhas leis."

O povo de Israel, com toda certeza, teve serias dificuldades para guardar o sábado na terra do Egito.
Moises narra que os egípcios "os sujeitaram a cruel escravidão. Tornaram-lhes a vida amarga, impondo-lhes a árdua tarefa de preparar o barro e fazer tijolas, e executar todo tipo de trabalho agrícola, em tudo os egípcios os sujeitavam a cruel escravidão."

Quando os israelitas insistiram em guardar o sábado, Faraó mandou dizer: " Essa gente e' tao numerosa, e vocês ainda os fazem parar de trabalhar!!"

Os dez mandamentos só foram dados no monte Sinai. a historia esta registrada e, Êxodo capitulo 20. Mas no capitulo 16, antes que o povo chegue `a terra prometida, acontece o milagre do mana. Veja a ordem de Moises: " Foi isto que o Senhor ordenou: " amanha sera dia de descanso, sábado consagrado ao Senhor. Assem e cozinhem o quiserem. Guardem o que sobrar ate a manha seguinte..."
Valea pena ler todo capitulo 16 e 20 de Êxodo.



0 comentários:

Postar um comentário