domingo, 25 de março de 2012

O Sopro da Miséria


A miséria é uma triste mancha do mundo. Milhões de seres humanos enfrentam toda espécia de dificuldade para a sua sobrevivência. Milhões não têm teto, mas fome. Milhões não recebem educação, mas têm frio.
Quando olhamos para o mundo, apreciamos a audácia dos homens que programam, estudam, projetam e executam grandes obras. Não demoramos em reconhecer as técnicas e as grandes conquistas na ciência. Mas o quadro de miséria, por estes motivos, passa a ser um paradoxo.
As grandes cidades estão cercadas pelos anéis da miséria.
Sua força de pressão continua aumentando, trazendo medo e a insegurança a todos.
A miséria é a origem de quase todos os males. É a causa mediata ou imediata da delinquência.
Não podemos aceitar a existência de duas classes extremas: a dos ricos e a dos miseráveis.
Precisamos fazer alguma coisa para contrabalançar o egoismo individual e as desigualdades econômicas.
O caráter funcional da riqueza seja aplicado em prol do bem comum.
"Se a sociedade livre não puder ajudar os muitos que são pobres, não pode salvar os poucos que são ricos." John Kennedy
"O sopro venenoso da miséria destrói muita felicidade, sobretudo a da vida familiar."
Famoso ministro francês ao ser interrogado sobre a solução para os males que afligem o povo, não titubeou em responder: "Enriquecei-vos" (Colbert)
Para ser enfrentada esta realidade, um mundo sombrio para milhões de miseráveis criaturas humana, são requeridas de nossas autoridades bravura e decisão.
Não é dando esmolas que vamos acabar com os pobres, mas agindo de tal modo que deixem de ser tão pobres, e desfrutem de uma vida digna.
Que o supérfluo dos ricos sirva para o necessário dos pobres. Dar o supérfluo agora para não dar o essencial depois. Talvez, afirmações como estas, soem mal aos ouvidos. Talvez o que se propõe pareça para muitos uma utopia. Mas de qualquer forma não nos esqueçamos, que o enriquecemimento na melhoria de vida de muitos, talvez, se encontre a solução que propiciará a tranquilidade para todos.

0 comentários:

Postar um comentário