sábado, 24 de março de 2012

NÃO VAGUEIE





Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos os fundamentos da Terra. Sal. 82:5.


As injustiças parecem ser a lei desta vida. Este salmo fala de juízes que “vendiam” a justiça. O salmista os descreve como gente sem escrúpulos, em cuja vida não existia o temor de Deus.

Embora o texto se refira exclusivamente às pessoas que administravam a justiça naqueles dias, a advertência é válida para o ser humano de hoje, a despeito da profissão ou ofício.

Gente sem Deus andará em trevas, e quem anda envolvido pelas sombras, não anda, vagueia. Não tem rumo, tropeça, cai, se levanta, torna a cair. Não tem consciência de sua realidade. Pretende saber de onde vem e para onde vai, mas caminha sem rumo. Acertando umas vezes e errando na maioria.

“Nada sabem”, afirma o salmista, referindo-se a estas pessoas para quem Deus não passa de um mero detalhe. O verbo “saber”, nesse verso, vem da expressão hebraica jokmaj, que significa critério, bom senso, equilíbrio, juízo.

A maior parte dos problemas do ser humano se origina na falta de sabedoria. Na vida familiar, profissional ou financeira, a falta de critério leva a criatura a viver “em trevas”, tentando achar o caminho, mas ferindo-se e ferindo as pessoas ao seu redor.

Por isso, hoje, antes de tomar alguma decisão transcendental, ou antes de iniciar suas atividades diárias, lembre-se do conselho de Tiago, que disse: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente.” Tia. 1:5.

Não comece o dia sem Deus, não tome decisões sem Seu conselho, porque a pessoa que vive sem Deus nada sabe, nem entende; vagueia em trevas.

0 comentários:

Postar um comentário