quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Sorriso


Presentearam a John Kennedy, em um de seus aniversários, com uma caneca de prata, onde se lia, a seguinte inscrição; " Há três coisas que são reais: Deus, a loucura e o riso. As duas primeiras fogem a nossa compreensão. Por isso devemos fazer o que pudermos com a terceira. "
Esse pensamento agradou e despertou a curiosidade do então presidente norte-americano que determinou a seus assessores para descobrirem a autoria do pensamento. Fora extraído do poema hindu Ramaina, composto de 24.000 estrofes. Naquela caneca estava inscrita uma lapidar sabedoria hindu.

Já se constatou que é mais fácil sorrir do que irar. Houve quem se esse ao trabalho de comprovar que são necessários 26 músculos para sorrir e 62 para franzir a testa. Sorrir requer muito menos esforço. Os efeitos da ira, do ódio, no organismo humano, são perniciosos. Mediu-se experimentalmente esses efeitos, em animais, ao se ver que a simples presença de um cão paralisou o processo digestivo e um gato.
O que precisamos é experimentar o poder do sorriso.
Quem não sabe que ele muda o ódio em amor, a vingança em doçura e desarma de imediato a malícia?
Sorrindo até parece que estamos entregando a alguém um pouco do nosso eu, da nossa intimidade. Distribuindo sorriso, a presença torna-se mais agradável. O sorriso é uma arma poderosa para conquistar novos amigos.
Vamos enfrentar os problemas que surgem em nosso caminho, resolvendo-os na medida de nossas possibilidades. Evitemos de ser por eles envolvidos. Afastemos as preocupações, as angústias e as incertezas da vida, pois para sorrir devemos estar física e mentalmente preparados.
O Sorriso
"Não custa nada e produz muito.
Enriquece ao que recebe sem empobrecer ao que dá.
Dura às vezes um relâmpago, mas seu efeito perdura eternamente.
Ninguém é tão pobre que não possa fazer.
Cria a felicidade dentro das paredes domésticas, a boa disposição no mundo dos negócios, e é símbolo de amizade.
É repouso para fatigados, luz de esperança para os desesperados, raio de sol para os tristes e o melhor antídoto da natureza para os abatidos.
Não se pode comprar, nem tomar emprestado, nem roubar, porque é uma mercê terrena."

Sorrir é um arte que devemos aprender, e transformar num hábito em nossa vida. Devemos cultivar o sorriso sincero e espontâneo.
Em todas as ocasiões, tenha sempre um sorriso disponível para dar.

Sorria e o mundo sorrirá contigo.

2 comentários:

  1. Olá Vera, que tudo esteja bem contigo!

    Bela e sorridente postagem. Com certeza sorrir faz muito bem aos dois lados, a quem sorri e a quem recebe o ouve e presencia o nosso sorriso. Porém o lado triste é que algumas pessoas têm a sensibilidade de um robô, além de lhes faltar o mínimo para expressar um arremedo de sorriso! Uma pena, pois tantos males poderiam ser evitados com apenas um belo e franco sorriso! Bela imagem escolhida, sempre com muito bom gosto!
    Obrigado pela amizade e visitas, e grato deixo meu desejo que você e todos ao teu redor tenham um viver tão intenso quanto feliz, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo Sotnas, você sempre gentil e bondoso!

    ResponderExcluir