domingo, 12 de setembro de 2010

Eis o Homem de Platão


Para Platão - o filósofo grego - o homem é um animal de duas pernas, sem penas. Diante desta afirmação, Sócrates, seu mestre comprou um galo, tirou-lhe as penas, e levou-o à escola de Platão, exclamando de maneira que todos pudessem ouvir: Eis o homem de Platão.
O homem sempre foi definido como um animal. Platão completava o seu pensamento, dizendo tratar-se de um animal político. Para Adam Smith, animal algum é como o homem. O homem é um animal que faz negócios. Cão algum troca ossos com outro.
Influenciado pelos pensamentos filosóficos, que definem o homem como um animal, B.Grancian, de modo original, também dentro deste reino, procura explicar o que é o homem dentro de faixa etárias. Aos vinte anos, é um pavão real; aos trinta, leão; aos quarenta, camelo; aos cinquenta, serpente; aos sessenta, cachorro; aos setenta, macaco, aos oitenta, nada.
Isso não passa de uma despretenciosa comparação figurativa. O homem é muito mais. E quando são lúcidos, inteligentes, e até mesmo produtivos, aos oitenta anos.
Então, que é o homem ?
Pitágoras diz que o homem é um compêndio do universo. Tem a razão que o fez à imagem de Deus; tem um poder vegetativo, nutritivo, reprodutor, o qual pertence à classe dos animais, e tem, por último, uma substância inerte, que é comum com a terra.
Que é o homem ?
É um ser que nasce. É um ser que vive. É um ser que morre.
Poucos anos separam o nascer do morrer. Deve tirar o maior proveito possível nestas poucas décadas. Cada um escolhe o caminho que quer trilhar. Mas o amanhã é construído hoje.
O homem é um animal dotado de razão. Foi criado à imagem de um Ser Superior. É um ser livre. Tem toda a liberdade, até mesmo de discordar. Vem do pó e ao pó voltará. Mas tem vida. É uma força invisível, Superior que a sustém.
O homem precisa compreender o valor que a vida representa. A vida é uma dádiva celeste. Como é bom viver! Desfrutar de todos os prazeres e alegrias. Poder aprender a enfrentar as dificuldades, a contornar os problemas. Tem que sentir a pulsação do coração. Tem que dar vida à vida. Usar a sua força intelectual . A razão o diferencia dos animais. Tem sentimentos, ama. E suas energias o auxiliem a construir um mundo melhor. O homem é um animal, racional, livre, inteligente. Um animal que pode tornar-se, hábil e potente, sublime com Newton, sábio como Sócrates, porque um pouco menor do que os anjos Deus o fez, coroado de honra e de glória.

4 comentários:

  1. bela analise... vera... gostei desta parte... Poucos anos separam o nascer do morrer. Deve tirar o maior proveito possível nestas poucas décadas. Cada um escolhe o caminho que quer trilhar. Mas o amanhã é construído hoje. otimo fim de semanaa bjss

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo este post sobre quem é o homem, e a vida é tão bela, temos mesmo que sabê-la viver. Vou seguí-la!
    E obrigado por seguir-me! Mauro

    ResponderExcluir
  3. Request-URI Too Large
    The requested URL /accounts/SetSID... is too large to process.

    Não estou conseguindo seguí-la, dá a mens acima, por quê?

    ResponderExcluir
  4. Vera, tudo bem?

    Cheguei ao seu blogue via Facebook, onde somos amigos. Já estou lhe seguindo aqui.

    Parabéns pelos temas expostos.

    ResponderExcluir