segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ouve a razão ou ela se fará ouvir


A razão encontra-se acima das paixões. É graças a ela que dirigimos as nossas virtudes.
Para alguns, a razão é uma luz que Deus acendeu no homem. É poderoso facho que ilumina o espírito humano.
Os grandes filósofos da antiguidade emitiram profundos conceitos sobre a razão. Para Sêneca, a razão não é outra coisa senão uma parte do espírito divino colocada no corpo humano. Para Platão, a razão é a faculdade soberana da alma, a fonte de todo o conhecimento, o princípio determinativo de toda ação humana.
Ninguém desconhece a força da razão. Ela sabe se impor. Ela sempre se coloca no seu devido lugar.
Alguém disse que todas as proposições humanas têm a mesma autoridade: o que as diferencia é a razão.
Talvez alguns não saibam usá-la. A razão tem força, mas ela não se impõe mediante a força. Precisa-se de habilidades para apresentar a razão. Usando-a com inteligência, nada há que resista aos efeitos verdadeiros do direito e da justiça.
Muitos já tiveram a oportunidade de apreciar debates ou discussões, de ouvir argumentos invocados. E quantas vezes foi aproveitada a oportunidade para fazer algumas colocações, atribuindo a este ou aquele a verdade dos fatos.
É necessário saber onde está a razão. Embora não estando do nosso lado, mesmo assim, devemos aceitá-la. É momento glorioso aquele em que o homem, humildemente, reconhece que a razão não é sua, e sim, do seu contendor.
Os ouvidos devem estar atentos para captar a verdade. A mente deve estar atilada a raciocinar correta e honestamente. E ainda mais, os corações têm que estar abertos para compreender.
"Ouve a razão ou ela se fará ouvir."
Deste princípio não se pode fugir. A razão é uma só. Convém defendê-la.
Na vida, muitas vezes se quer ser dona da razão. Ela pode estar do nosso lado. Toda a razão pode ser nossa. Nesse momento, quando o homem é conduzido pela razão, é conveniente também que ela se faça acompanhar de nobres sentimentos.
Assim, os atos que forem praticados, serão nobres. Quem estiver com a força da razão, não deve ferir a dignidade do oponente. É preciso saber usá-la.
É certo que a razão mostra tudo aquilo que o homem precisa evitar, mas ela não segreda aos ouvidos o que se deve fazer. Quem diz é o coração. Deixe, em nome da razão, que o coração fale bem alto.

2 comentários:

  1. Olá Vera Mattos,

    Um belo estudo de filosofia, uma bela análise da essência humana, uma bela conclusão:

    "Ouve a razão ou ela se fará ouvir!"

    Saibamos nós ser porta-vozes da razão e não donos da mesma para não cairmos no erro de tudo podermos!

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderExcluir
  2. A razão tem força, mas ela não se impõe mediante a força.

    Um abraço

    ResponderExcluir