quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O investimento mais seguro





As pessoas continuam cada vez mais desejosas de acumular posses, com mais expectativa de ter cada vez mais.
Todos querem alcançar a tão sonhada independência financeira. Mas eu pergunto: Já viram alguém alcança-la ?
A verdade é que, quanto mais se tem, mais se deseja ter. E, para isso, lutam com mais afinco, como se sua felicidade dependesse apenas de dinheiro e coisas.
Lutam por um coisas terrenas e passageiras e, consequentemente, colocam completamente o coração em coisas desta vida. 
Pergunto: Vale a pena lutar somente pelo sucesso aqui da Terra?
Qual é o investimento mais seguro que um ser humano inteligente pode fazer ? 
Que tal aprofundar nossos esforços em busca do verdeiro tesouro ?
Recordando as palavras do Mestre que tem autoridade para nos ensinar sobre isso:  Cristo disse: "Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ? Ou que dará o homem em troca da sua alma? "( Mt. 16:26)
O tesouro terreno é transitório. Somente por Cristo podemos obter riquezas eternas. A riqueza que Ele dá está acima de toda avaliação. Tendo achado a Deus, sois sumamente ricos na contemplação de Seu tesouro. "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para  os que O amam." (1Co 2.9)
"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." ( 1Co 15:19)
A vida verdadeira não se restringe há apenas 80 ou 100 anos. 
Por mais que você tenha tudo aqui, não vale a pena viver somente este curto tempo de vida. 
Não podemos fugir da realidade de que cada momento deve ser vivido à luz da eternidade, onde , de fato, vamos encontrar o significado pleno do que é a vida.
O contexto dessa declaração mostra que nem mesmo a morte pode tirar a eternidade daqueles que vivem como mordomos verdadeiros aqui. 
Cristo se colocou como fiador da vida, independentemente de passarmos ou não pelo sono da morte. Ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá." (Jo 11:25)
O que possuímos só tem significado e valor se for usado para ajudar no reino de Deus. Somente trabalhar e ajuntar mais e mais dinheiro e bens é investir somente para viver esse curto período aqui. E isso não vale a pena.
Será que Jesus aprova esse estilo de vida ? Como Ele chama a pessoa que faz sua opção por essa maneira de viver ? 
Ele diz: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? (Lc 12:20)
Então o que fazer ? 
Onde investir com segurança e viver mais feliz aqui e, por fim, obter a vida eterna ?
Ultimamente o mundo tem tido grandes sustos e muitas pessoas têm dado fim a própria vida porque, de uma para outra, perderam tudo. Quem não se recorda do Plano Collor, que buscava estabilizar a inflação e, de um dia para o outro, congelou 80% de todos os depósitos overnight, das contas correntes, das cadernetas de poupanças, e foram congelados durante esse um período uma rentabilidade equivalente à taxa de inflação mais de 6% ao ano. 
De um dia para o outro, as pessoas não puderam mais dispor do dinheiro delas.  Quanta revolta e tristeza se viu em tantas pessoas, especialmente aquelas que tinhas muitos recursos!
Logo depois tivemos o corralito na Argentina, onde o governo buscava evitar e interromper a retirada de depósitos em contas correntes e poupanças, que seriam trocadas por dólares ou transferidos diretamente para o exterior. Para tanto, congelaram os depósitos dos poupadores e estabeleceram limites semanais para a retirada de fundos. Somente vários anos depois os argentinos tiveram de volta o dinheiro deles. 
Tivemos a crise de 2008 - a crise do Euro, que se vê agora ? E, certamente, outras piores virão.
Resumindo: Não é seguro colocar tudo que se tem aqui nesse mundo. Então mais uma vez escutemos o Mestre Jesus:
"Não ajunteis tesouros na Terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração." (Mt 6:19-21)

0 comentários:

Postar um comentário