segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A Ciência é a arte de desvendar o que Deus criou.





Todo nosso planeta está ajustado para receber a vida como a conhecemos. Encontramos evidências em favor não só de planejamento, mas também de um planejador. 
" Só há uma resposta convincente para explicar a enorme complexidade e as leis do Universo - a criação por um Deus onisciente e onipotente." (Henry Margenau - phD Astrofísico) 
É visível a existência e atuação de Deus. Ele se revela, não somente em Sua mensagem de amor à humanidade - a Bíblia - mas, também nas obras de Suas mãos - a natureza. (Salmos 19:1; Isaías 40:26)
Por falar em vida, em se tratando da nossa, quando disse: "imagem e semelhança" Deus estava se referindo mais ao aspecto espiritual do que simplesmente à questão anatômica. 
A busca pela justiça e o amor são os traços que assumem o controle da "silhueta" do Criador. Do ponto de vista constitutivo humano não é o genoma, mas creio sim que seja o córtex pré-frontal, tão grande quanto insondável, somado ao sopro de Deus, é que nos faz diferenciados de outras formas de vida.
Isto  desafia e fascina os cientistas. A interatividade do sistema límbico (emoção e aprendizado) e a conetividade dele com o córtex pré-frontal (razão e julgamento) criam interface entre os sistemas cerebrais que resultam na singularidade mental do ser humano. Entretanto, "aproximadamente dois terços dos nossos genes estão envolvidos na função cerebral e isso atesta o papel fundamental que o genoma humano desempenha em nossa estrutura neurofisiológica."(Raul Martins Junior - Neurocirurgião)
Seria plausível uma "fisiologia" do theopneustos (sopro divino) que não pode ser capturada pela complexidade molecular e  assim, não é demonstrável pela experiência? 
Será que tudo é mecânico e cientificista e se resume a sinapses, trilhas neurais e hormônios ou existe uma estrutura anatômica abstrata e a consciência humana é uma injunção dos meio biológico e espiritual ?  Declarar que somos o templo de Deus e que o nosso corpo é o lugar da habitação do Espírito Santo, é atribuir a mais elevada dignidade possível ao ser humano. A dimensão espiritual da corporeidade se junta à materialidade biológica ? 
Como autor desta vida, Deus deixou instruções para que ela seja desfrutada da maneira mais sublime aqui na Terra e de como estendê-la para a eternidade. Uma dessas recomendações é o descanso e a adoração semanal, tão necessários a fatigante jornada do dia a dia e na da vida espiritual.
No sábado existe uma "afetividade química" e antológica que nos liga fortemente à Criação e ao Criador. 
Embora seja um tratado de fé, a Bíblia é toda científica. O darwinismo, por exemplo, não se deve a um suposto caráter anticientífico da Bíblia, mas às limitações da ciência (Jeremias 31:37). "O universo foi criado com a intenção e propósito, e tal crença não interfere no empreendimento científico." Owen Gingerich - Astrofísico da Universidade de Harvard
A Ciência é a arte de desvendar o que Deus criou. Newton, Faraday, Galileu, Pasteur e tantos outros grandes cientistas acreditavam como Kepler, que disse: "Deus, eu penso os teus pensamentos depois de Ti." Não somente acreditavam em Deus, mas acreditavam que sua crença em Deus os ajudava a produzir a ciência.
A Bíblia não contraria a ciência, ela vai além da ciência. Nem a credulidade ingênua e nem se deixa seduzir pela suposta objetividade do enfoque científico.
O contexto sobrenatural da Bíblia é o único apropriado à sua natureza divina." (A Inerrância da Bíblia, editora Vida, 2001)
"Porque assim com os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."( Isaías 55:9) 

0 comentários:

Postar um comentário