sexta-feira, 4 de abril de 2014

Conceito de vitória sobre o egoismo






Vivemos na cultura da autopromoção, da defesa dos próprios direitos, da preocupação em ser o primeiro, de ganhar por intimidação, da incansável busca por coisas e uma duzia de outras agendas a serviço do eu.
O que não entendemos é que tal atitude é precisamente o que mais destrói nossa paz.
Estamos tão ocupados em nos defender, promover-nos ou manipular os outros a nosso favor que nos programamos para uma guerra a cada dia.
O egoismo pode ser muita coisa, menos algo novo.

A Grécia dizia: "Seja sábio, conheça a si mesmo."
Roma ordenava: "Seja forte e se discipline."
O judaísmo insistia: "Seja bom e se ajuste à lei." 
O hedonismo seduzia: "Busque o prazer e se satisfaça."
A educação orienta: "Seja hábil, expanda seu universo."
A psicologia motiva: "Seja confiante e se autoafirme."
O materialismo apregoa: "Seja possessivo, realiza-se em possuir."
O humanismo ensina: "Seja capaz, creia em si mesmo."
O orgulho afirma: "Seja superior, promova os interesses pessoais."
Jesus Cristo ensinou-nos algo diferente: "Seja altruísta, vença o egoismo, subjugue a inclinação de explorar os outros e 'tirar vantagem em tudo'.  Seja generoso, porque, afinal, são os mansos que herdarão a terra."

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

Mateus 11:28-30

0 comentários:

Postar um comentário