sábado, 30 de novembro de 2013

Família







 

É mais do que sabido que a família exerce um papel fundamental na vida do ser humano. 
Estatísticas e levantamento efetuados pelos mais modernos institutos de pesquisas afirmam que as pessoas que têm famílias bem estruturadas vivem mais e melhor.
E por quê ? 
Ora, os motivos são de várias ordens, mas considero o mais importante aquele relativo ao apoio emocional oriundo do núcleo familiar.
É sabido dos traumas infantis de alguém que cresce sem uma família. E aqui, não estamos falando de famílias convencionais - constituída de pai, mãe e filhos, etc. Estamos falando de família como algo mais amplo e mais aberto, as novas concepções de conceito de família. O mais relevante é o núcleo, o apoio, o aconchego do lar, aquele carinho incondicional que a família nos traz, quer estejamos no topo, que estejamos um pouco mais embaixo, no movimento cíclico da vida.
Se não existisse família, a humanidade seria um mero aglomerado de pessoas, sem qualquer vínculo umas com as outras, o que seria deveras lamentável, gerando uma desorganização geral na vida humana.
Muitas vezes não valorizamos como devemos nossa família e demonstro isso com exemplos muito pueris mas que denotam esta verdade - ou seja, não usamos o nosso melhor (na linguagem, no afeto, no carinho, no gênio, etc) para nossa família.
Dirigimos-nos a eles de qualquer modo, sem o cuidado necessário, pois o hábito nos conduz a este procedimento.
Procedimento este incorreto, porque a intimidade não pode e nem deve ser confundida com descaso, desleixo.
A respeito de não se dar o melhor de si para os familiares, tenho dois casos antagônicos para contar.
O primeiro é negativo - estava em uma reunião informal com amigas, quando tocou o celular de uma delas. Ao ver o número, desligo de imediato dizendo: "Ah, é minha filha, sempre com um assunto banal", e continuou a conversa.
O caso positivo - Uma grande amiga pode estar com o máximo de trabalho, de afazeres, mas nunca, numa mesmo deixa de atender as ligações de sua família. Invariavelmente ela atende o telefone, com muito carinho e finaliza dizendo: "Saiba que te amo muito."
Quem está correta ?
Ainda, baseada em alguns exemplos ao meu redor, posso dizer, com convicção, que se deve dizer mais para seus familiares "eu te amo" - para nossa família, dar mais demonstração de carinho, não tendo medo de parecer piegas e sem graça.
Tenho um caso pessoal neste assunto... Eu sempre amei muito minha mãe e tenho certeza do seu imensurável amor por mim. 
Porém, pouco exteriorizo este este amor, não verbalizando. Porém, numa ocasião de muita emoção e alegria disse-lhe textualmente: "Mãe, eu lhe amo muito"! - Acredito que nunca vi minha querida mãe tão alegre, tão feliz! E foi tão simples, tão verdadeiro!
Não caia na cilada do constrangimento, não pense que não precisa dizer nada porque todos já sabem. Demonstre mais, e seu núcleo familiar ficará cada vez mais aconchegante.
Vamos fazer a diferença. Esta é a nossa proposta.
Vamos nos apresentar com o nosso melhor sorriso, com nosso melhor gênio, nossa melhor alegria para nossa querida família.
Diferenças ? Desavenças ? Discussões ? 
Existem e fazerem parte saudável do cotidiano familiar, mais louvemos o nosso abençoado núcleo familiar e não deixemos em nenhuma circunstância de agradecer a esta base e esse sustentáculo do ser humano que é a família. 


0 comentários:

Postar um comentário