segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Felicidade ou Alegria


É possível confundir felicidade com alegria. De fato, isso é fácil. As pessoas vivem em seus pequenos espaços aqui na Terra, pensando desfrutar alegria em seu coração, quando, na realidade, o que realmente têm é boa saúde, condições estáveis e estômago satisfeito. O contrário é também possível. É comum alguém estar sobremodo triste e sentir-se tão longe da alegria como o Norte dista do Sul, e que nunca a alcançará.

O fato é que se algum elemento externo, circunstância ou pessoa afetarem seu contentamento, então o que você possui não é, na verdade, alegria. A alegria é como a fé. Enquanto a fé espera algo que você não pode ver e acredita na promessa de algo que não pode tocar, a alegria é crer na esperança do Céu. Alegria é olhar para um quadro mais amplo; é alento para a jornada e não impressões do cenário por onde você passa ao longo do caminho.

A alegria manifesta-se sob circunstâncias difíceis. É nesse momento que ela se revela. É nesse momento que você a exercita como um músculo. A felicidade, por outro lado, se desvanece em face do sofrimento. A alegria resiste ao sofrimento. Essa é a diferença entre felicidade e alegria. Felicidade é um sentimento. Alegria é um estado de ser.

Precisamos avançar. Porque não é na comodidade que crescemos, mas no desconforto.

A alegria e dor andam de mãos dadas.

Não é suficiente estar apenas consciente de nossa alegria, ainda que isso seja o começo. É-nos igualmente importante compartilhá-la. A falta de regozijo no coração das pessoas é uma das principais razões de tantas tragédias ao nosso redor, sejam pessoais ou corporativas. Quando não temos alegria, não há esperança para o futuro. Quando a possuímos, isso faz toda a diferença.

Sabemos como é a vida sem esperança. Podemos ver nos jornais ou nos noticiários. Se você perguntar aos pais de uma criança que foi seqüestrada e morta, ou a amigos das vítimas de franco-atiradores, ou a soldados em guerra, ou a um paciente de câncer, ou a pessoas morrendo de fome ou AIDS, eles lhe dirão que o mundo é excessivamente mau. Deus não está esperando que o mundo fique pior. Qualquer atrocidade é “má o suficiente”.

Deus espera por nós. Ele espera que Seu povo viva a alegria que foi posta em sua vida, e que a compartilhe com outros. Quando o Titanic afundou, centenas de pessoas pereceram. É verdade que não havia botes salva-vidas suficientes para todos, mas muitos morreram, não por falta de botes (muitos não estavam totalmente cheios), mas porque não entraram nos botes.

Temos a certeza de que Jesus é nosso Salvador e que podemos participar abundantemente dos fartos suprimentos que Ele nos proveu… É nosso privilégio buscar constantemente a alegria de Sua presença. Ele deseja que sejamos animosos e cheios de louvor ao Seu nome. Almeja que tenhamos luz na fisionomia e alegria no coração”.*

Podemos ter essa luz, essa alegria, a cada dia. É nosso dever e privilégio viver com alegria e caminhar na luz, disseminando-as ao mundo que nos cerca. Abasteça-se de alegria, e comece sua jornada de hoje.

(Céleste Perrino-Walker)

0 comentários:

Postar um comentário