domingo, 3 de junho de 2012

Valores







Com muita facilidade a criatura humana se esquece que o principal da vida não é o lucro material. Não é a satisfação dos impulsos naturais.
O desejo de alcançar a posse de poder, por pequeno que seja, tem levado muitos homens à pratica de métodos ilegais.
Surge a corrupção. E, para alguns entendidos, atinge nos dias atuais o seu ápice, ao afirmar que a humanidade em período algum atravessou uma hora mais triste.
Karl Marx, dizia: "Um fim que necessita de meios injustos não é um fim justo."
A verdade é que não se dá o devido valor às influencias dos pequenos atos, que moldam o caráter.
O caráter não é obra do acaso. Ele é formado por perseverante esforço. Mas, o ser humano prefere agir ao sabor dos impulsos momentâneos e das circunstâncias. Quer tirar sempre proveito para satisfazer suas ambições desmedidas.
Precisamos ter muito cuidado para não flutuar ao sabor das circunstâncias. Cuidado para não nos corrompermos na busca de um pouco de dinheiro ou ate um pouco de poder.
É necessário preservarmos o nosso valor moral.
É necessário todo esforço para o bem, para controlar e equilibrar a mente, de forma que sejamos levados a alcançar elevada norma de conduta.
O mundo, mais do que nunca, precisa de homens íntegros, homens justos, homens de princípios, homens coerentes, homens responsáveis, homens que não se compram e não se vendem.
Conservemo-nos afastados do terreno encantado da corrupção.
Não pode haver desculpas para nos envolvermos nas tramas. Temos que condená-las. Na medida de nossas possibilidades, devemos combate-la. Está em nós destruí-la, nessa busca do aperfeiçoamento da criatura humana.
Todos os esforços devem ser despendidos na preservação dos valores morais e consolidação do caráter.

Um comentário: