terça-feira, 8 de maio de 2012

Ocasiões


Certos momento, disse Dean Alford, valem mais do que anos. Não podemos, obstar isso. Não há proporção entre a extensão o tempo e o seu valor. Cinco minutos podem conter o futuro de uma vida inteira. E quem poderá dizer quando encontraremos este momento supremo ?
Um visitante, numa sala de escultura, ao ver entre outros um deus, com o rosto oculto pelos cabelos e com asas nos pés, indaga curioso: "Que nome tem?"
" A ocasião, respondeu o escultor.
"Porque tem o rosto escondido?
Porque os homens raramente o veem, quando se aproxima deles.
E porque tem asas nos pés?
Porque vem rapidamente e ainda mais rapidamente se vai embora; e uma vez ido, nunca mais se o apanha."
A ocasião só tem cabelos à frente , disse um autor latino, por detrás é calva. Se a apanhardes de frente , podemos agarrá-la, mas se a deixardes escapar, nem o próprio Júpiter conseguirá apanhá-la.
Somente os indecisos reclamam da falta de ocasião. Criando algumas ocasiões, veremos que outras surgirão naturalmente.
"Os melhores homens - disse E.H. Chapin, "não têm sido os que esperam pela sorte, mas os que vão ao encontro dela para a conquistarem e dela se servem.
A unica diferença, na maioria das vezes, que existem entre o homem comum e o herói, é apenas, a ocasião que o último soube criar e aproveitar, muito bem, num rasgo de coragem ou num gesto de grandeza, diante dos quais, o primeiro permaneceria paralisado pelo imobilismo próprio ao comum do homem.
O herói não se acha onde se procura, mas surge de onde não se espera. Não nasce herói, mas se torna herói num instante, num momento que sobrevém a ocasião aproveitada.
Se não somos heróis perante os olhos do mundo porque não construímos um reino, não vencemos uma batalha, não fomos a lua, ou não praticamos um ato de grandeza de publica notoriedade, não importa.
Se conseguimos vencer os ímpetos sôfregos para o mal, reprimir a cólera, sufocar o ódio, e em lugar da ira cultivar a paciência, onde impera o ódio plantar o amor, onde reina o mal semear bondade, seremos grandes perante nós mesmos, heróis anônimos, desconhecidos, mas heróis.
Para alcançar o triunfo, é necessário tornar grande a ocasião.
Aprender a tirar partido das ocasiões, é a maneira mais indicada de ingressar no caminho rumo ao sucesso, em cujas subidas, curvas, paradas ou descidas, podem estar, à espera de cada um, o triunfo, a glória e o heroísmo.

0 comentários:

Postar um comentário