quinta-feira, 1 de março de 2012

UM ATO DE BONDADE


Quando nos deparamos com alguém praticando um ato de bondade, olhamos com admiração.
Montesquieu dizia "a maioria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas ações".

Os compromissos da vida são incontáveis e ninguém quer perder seus preciosos minutos na práticas de atos de bondade.

Para chegarmos a esta conclusão, basta fazermos um retrospecto de nossa vida. Quem sabe, quantas oportunidades tivemos de ser bons, e, no entanto, quantas oportunidades desperdiçadas.

A bondade é uma virtude que devemos cultivar. Ela requer esforço. Ela não surge naturalmente, como pensam alguns. Todos podem ser bons. Quem não pode dar a mão para um cego, com segurança, atravesse a rua? Quem pode dar a vez para que um carro tome a sua frene? Quem não pode auxiliar os outros a levar suas cargas ? Quem não pode, delicadamente, prestar uma informação a um transeunte? Quem não pode dar um conselho a um desesperado?

Todos podemos praticar incontáveis atos de bondade. Mas temos que ser grandes para isso, porque a bondade é sempre grande. Vitor Hugo afirmava que só existe duas coisas verdadeiramente grandes - o gênio e a bondade. Michelet acrescentava que dessas duas grandezas só uma era verdadeiramente real - a bondade.

A bondade manifesta se nos momentos em que somos mais humanos e benignos com as necessidades e defeitos do nosso próximo.

Nada custa praticar o bem. É somente através da bondade e do amor que podemos satisfazer as necessidades maiores da humanidade, levando-a a alcançar a paz, a justiça e a igualdade.

Devemos nos esforçar para que em algum lugar frutifique nossa bondade. Assim acontecendo, seremos recompensados. Imensa será nossa alegria, pelo privilégio de vermos os outros felizes.

Poucos são os nossos anos de vida. Devemos aproveitá-los para praticar intensamente o bem.

É bem conhecido o ensinamento do provérbio oriental que diz: "Passarei por este mundo uma só vez. Assim, todas as boas ações que possa dispensar a qualquer ser humano, não devem ser adiadas; devo aproveitar este momento, pois jamais voltarei a passar por este caminho."

Pelo bem de todos, vamos praticar atos e bondade. Somente assim seremos grandes, tão grandes como a própria virtude da bondade.

0 comentários:

Postar um comentário