quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VAMOS DAR AS MÃOS




Queremos nos deter na apreciação sobre as mãos, nessas extremidades dos membros superiores do corpo humano, que, todos sabemos, têm "por usos principais a apreensão e o exercício do tato."

As mãos identificam uma pessoa, não somente pelas impressões digitais, mas pelo modo como cada um, particularmente, faz as coisas. As mãos revelam a pessoa.

Detive me por alguns instante para olhar a minha mão direita. De repente surge a indagação: que estou fazendo com a minha mão ? Agora, escrevendo. Mas, na verdade, se deixarmos nosso pensamento voar um pouco mais, veremos que nossas mãos detêm um grande poder.

Clem Renauf, ex presidente do Rotary Internacional, adotou, como lema, a expressão: ESTENDA SUA MÃO. Enquanto falava a um grupo de rotarianos, ele assegurava que "o futuro imediato do mundo encontra-se em nossas mãos...em mãos de pessoas que se interessam, que servem e que estendem suas mãos ao próximo."

A mão é sempre a mesma. No entanto, podem ser opostos os nossos movimentos. Embora pareça um absurdo, a mesma mão que acaricia a flor pode ferir a face. A mesma mão que hoje escreve palavras de amor pode amanhã redigir palavras injuriosas.

O que precisamos acumular entre as nossas mãos é uma dádiva muito preciosa, que a humanidade está sequiosa por receber, que se chama servir.

Não deve existir beleza maior que o gesto de uma mão que se abre para dar.

Mãos abertas, não mãos fechadas.

Mãos cheias de vida, não mãos inertes.

Teríamos pensado no poder que representam mãos unidas ? Sem dúvida, dando nos as mãos, resolveríamos muitos problemas humanos.

Cantam que certa manhã uma criança desapareceu nos campos de trigo. O fato movimentou uma pequena localidade. Todos se empenharam na procura, mas em vão. Até que alguém sugeriu que todos, de mãos dadas, percorressem o imenso trigal.

Pouco tempo depois acharam a criança e, o pai, tomando a nos braços exclamou:

"Meu Deus, porque não nos demos as mãos antes?"

Desta pequena experiência podemos tirar muitos ensinamentos.

Mas basta não esquecermos que mãos dadas são capazes de alcançar grandes efeitos. Elas formam uma corrente capaz de encontrar crianças perdidas nos trigais da vida e de levar homens a trilharem pelos caminhos da compreensão e da paz.

Estenda sua mão.

Dê um aperto de mão.

São movimentos que podem tornar-se naturais em nossa vida. Mas, no entanto, de muito valor para aquele que necessita de mãos abertas.

No abrir as mãos elas desprendem um calor humano. Mãos abertas transmitem vida.

Lembremos as palavras de Neimar de Barros, quando escreveu "onde houver alguém estendendo a mão com amor, haverá alguém honrando o sacrifício da redenção."

0 comentários:

Postar um comentário