terça-feira, 18 de outubro de 2011

Preocupações


Nos dias atuais, sem dúvida alguma, as preocupações constituem-se num dos maiores problemas que afligem a humanidade. Algumas estatísticas revelam que mais da metade dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes acometidos de perturbações nervosas. Carregando o fardo da preocupação, enfraquecemos nosso organismos e abreviamos nossos anos de vida. Por essa razão o Dr. Alexis Carrel afirmava: " os homens que não sabem combater as preocupações morrem jovens."
Ninguém discute a necessidade de afastarmos as preocupações. Viver sem elas é bem melhor. A vida torna-se mais alegre e feliz. Temos dificuldades em nos livrarmos das muitas preocupações que se apoderam de nós. Mas para nos libertarmos das preocupações é necessário saber viver.
Viver a cada dia
Viver a cada hora.
O grande mal é que muitos alimentam o passado e visualizam o futuro, deixando-se acometer por preocupações desnecessárias e prejudiciais à vida presente.
Dale Carnegie, em seu livro, escrever: " o fardo de amanhã, acrescentado ao fardo de ontem, carregado hoje faz com que os mais fortes vacilem..."
Carregamos o fardo do "ontem, com o fardo do "amanhã". Eles pesam sobre maneira. É um peso que cansa. É um peso que prejudica nossa saúde. Vamos nos desvencilhar deles enquanto ainda é tempo.
A solução é simples. Viver cada dia. Viver cada hora.
Dorotthy Dix, diante de suas dificuldades, tomou a seguinte decisão: "suportei ontem. Posso suportar hoje. E não permito a mim mesma pensar no que poderá acontecer amanhã."
Não vamos dar rédeas às nossas preocupações. Vivamos o momento presente. Sepultemos o "ontem" e deixemos o "amanhã" nascer. Não nos preocupemos com o tempo que nada representa. Não são nossos, passado e porvir. É apenas o presente que subsiste . Todo o esforço deve ser despendido no sentido de evitar preocupações.
Antes de mais nada, é necessário que a "desgraça" surja. Evitemos criar "desgraças " que jamais vão se realizar.
Tudo consiste em saber viver. Em viver cada hora, em viver cada dia, da melhor maneira.
Todos podem carregar o seu fardo, afirmava Robert Louis Stevenson, por mais pesado que seja, até ao cair da noite. Todos podem realizar o seu trabalho, por mais árduo que seja o dia. Qualquer um pode viver, docemente, pacientemente, amorosamente, puramente, até ao por do sol. E isso é tudo o que a vida realmente significa.

0 comentários:

Postar um comentário