domingo, 16 de outubro de 2011

Esquecer é uma arte


"Estive doente e sarei ? E quem foi o meu médico ? Ah ! Se de tudo me esqueci, foi meu médico o esquecimento."
As palavras que transcrevemos são de Nietzche, que com muita razão via no esquecimento o seu médico, capaz de curá-lo da enfermidade.
Bom seria também se nos medicássemos com o esquecimento. Sentir em nosso corpo seu maravilhoso efeito.
Ah! se pudéssemos ao fim de cada dia, ao nos recolhermos em nossos leitos, eliminar todas as recordações relacionadas com desalentos e fracassos. Sem dúvida, seríamos grandemente beneficiados.
Mas a verdade é que, nos dias atuais, podemos contar nos dedos os que desfrutam deste privilégio. Raros são aqueles que, esquecidos do passado, pensam somente no porvir. O futuro dá o prazer da expectativa, e no entanto o neutralizamos com as desvantagens do passado.
Às vezes esforçamos em esquecer o que passou. Quantas noites mal dormidas por ficarmos repassando sobre acontecimentos que tendem a se perder na poeira do passado, e que em nada vão mudar o curso da história.
"O que passou... passou."
Fomos impelidos a escrever sobre o esquecimento, após a leitura de um pensamento de Shakespeare: " atiramos o passado ao abismo, mas não nos inclinamos para ver se está morto."
Terminamos o dia, guardando muitos resquícios dos embates travados. Cada dia deve ser considerado liquidado. Todas as nossas forças devem ser aplicadas na conquista do porvir.
O esquecimento é uma arte.
Precisamos exercitar a arte do esquecimento. Como ?
Esquecendo as ofensas recebidas.
Esquecendo o noticiário policial.
Esquecendo todos os problemas da vida. Todo o mal deve ser esquecido. Há tantas coisas para esquecer.
Parece que as coisas más são as que ficam gravadas. As coisas boas, de que sempre deveríamos recordar, estas sim, desaparecem ligeiro, dando lugar à lembrança constante dos males que sofremos.
O esquecimento, que a poucos beneficia, é um dom divino, que está ao alcance de todos. Todos nós podemos, exercitando o nosso pensamento, pelo menos procurar esquecer o lado negativo das coisas. Este exercício tratá incontáveis benefícios para quem o pratica.
Para desfrutar de uma vida feliz, mais elevada, precisamos exercitar a arte de esquecer.

0 comentários:

Postar um comentário