sábado, 1 de outubro de 2011

Coragem para as crises


Tem um homem mérito ?
Após fazer esta indagação, Stendhal orienta dizendo:
"Colocai obstáculos diante de tudo o que deseja, diante de tudo o que empreende. Se os seus méritos forem verdadeiros, saberá vencê-los ou contorná-los."
Nos dias atuais, toda a criatura humana tem ansiedade, preocupações e muitos obstáculos a vencer.
Em inquérito recente apurou-se que 99% das pessoas entrevistas estavam envolvidas em problemas que não sabiam como resolver."
Nunca vos desespereis, escreveu Edmundo Burke - estadista inglês - mas se isso acontecer , completou ele, fazei do vosso desespero um estímulo para o trabalho.
A vida coloca diante de nós inúmeros obstáculos. Precisamos é de coragem para suplantá-los. Não podemos nos abater diante das crises. De nada adiantará. Se conseguirmos educar-nos para enfrentar as dificuldades, encontraremos sempre as melhores soluções para todos os problemas.
Contam que o grande compositor Haendel teve o lado direito paralisado por um derrame. Desempregado e sem dinheiro era ameaçado pelos seus credores. Mesmo com todas as dificuldades Haendel não se entregou. Ele fez diante do sofrimento, o esforço maior de sua vida. Doente, febril, quase sem parar, ele compôs "O Messias com seu imortal coro Aleluia." Se o compositor, frente às vicissitudes da vida, tivesse fraquejado, ele e o mundo teriam ficado mais pobres.
É diante das dificuldades que surgem os verdadeiros homens. O que não podemos, para o bem de todos, é fracassar diante dos obstáculos.
O Rabino Joshua Liebman, autor de um livro sobre a arte de viver, afirmou que "o homem tem que pagar o preço do medo e da ansiedade para ser humano. A susceptibilidade a angústia é o terreno do nosso crescimento humano."
Diversos preceitos já foram formulados, com o objetivo de nos orientar diante das dificuldades. Achamos conveniente relembrar o seguinte: "Não aumente as suas verdadeiras preocupações com o acumulo de falsas.
Diminuiríamos muito as nossas ansiedades se pudéssemos diminuir o senso de nossa própria importância.
As piores preocupações podem tornar-se mais suaves se procurarmos a orientação de um amigo
de confiança."
Vamos nos educar para enfrentar as dificuldades e os obstáculos que se interpõem em nosso caminho.
E quando nos depararmos com eles, vamos enfrentá-los com energia. Enfrentando-os com firmeza. Com bravura. Com sabedoria. Com serenidade.
Com a mesma naturalidade que deixamos neles nos envolver, também saibamos deles sair.

0 comentários:

Postar um comentário