terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tudo é vaidade, Tudo é Ilusão, Tudo é correr atrás do vento



Ao riso disse: Está doido; e da alegria: De que serve esta?



E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho.

E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

Então passei a contemplar a sabedoria, e a loucura e a estultícia.

Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas.

Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.

Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.

Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!

Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol é penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.

E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade.

Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade.

Porque todos os seus dias são dores, e a sua ocupação é aflição; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.

Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao perverso dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus.

Também isto é vaidade e correr atrás do vento.

(Salomão)


Um comentário:

  1. Olá Vera, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Um texto de sabedoria, que tem grandes verdades!
    É Assim, tudo que não alimenta o espírito é vaidade, pois quando partirmos leva-se somente o espírito, enquanto que nossas realizações materiais aqui permanecerão para que outros usufruam, assim é essa nossa curta vida!
    Sempre belas postagens de textos e imagens, parabéns Vera!
    Desejo a você e todos ao redor tudo de muito bom, obrigado pela amizade e visitas, abraços e até mais!

    ResponderExcluir