sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rico, famoso e solitário






Luís Palau escreveu que, seis semanas antes de morrer, Elvis Presley foi entrevistado por um repórter, o qual lhe perguntou:

– Elvis, ao começar sua carreira musical, você disse que queria três coisas na vida: ser rico, famoso e feliz. Você é feliz?

Elvis respondeu que se sentia solitário. Rico, famoso, mas solitário.

Talvez você também se sinta solitário, não importa sua condição financeira, e mesmo estando cercado por muitas pessoas. As pessoas mais solitárias do mundo moram em cidades grandes, com milhões de habitantes.

Algum tempo atrás o jornal Portland Oregon publicou a notícia de um conhecido psicólogo clínico que se suicidou. Ele havia deixado um bilhete, com a seguinte mensagem: “Esta noite eu me sinto cansado, sozinho e velho. Vocês só compreenderão completamente estes sentimentos quando também se sentirem cansados, sozinhos e velhos.”

Que ironia! Um homem preparado para ajudar pessoas a encontrar significado para a vida, não conseguiu descobrir sentido para a própria existência!

Ter apenas relações sociais superficiais pode não apenas criar um sentimento de solidão, mas também contribuir para alguns problemas de saúde, segundo dois estudos recentemente realizados na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. “Há uma associação entre redes sociais e saúde, mas os mecanismos precisos não são entendidos”, destaca a pesquisadora Stacey Passalacqua.

Avaliando 265 pessoas com idades entre 19 e 85 anos, os pesquisadores descobriram que aquelas que se consideram solitárias têm menos relações sociais próximas, são menos aptas a controlar bem os estressores diários, e têm tendências a não ter atitudes para manter a saúde, além de não dormirem o suficiente. Os resultados mostraram, ainda, que a idade não afeta as chances de uma pessoa ser solitária; que morar longe dos amigos e da família não teria efeitos negativos; e que ter um parceiro, ou ter relações mediadas por meios digitais, como o Orkut e o Facebook, não protegeria contra a solidão.
“A simples presença de uma relação social nem sempre é algo que irá levar você a se sentir satisfeito e apoiado”, explica o pesquisador Chris Segrin. “A solidão é a discrepância entre o nível alcançado e o desejado de contato social, e isso tem implicações importantes. O perfil de uma pessoa solitária é muito difícil de pintar, porque o que importa, realmente, é o que está em sua cabeça”, completou o especialista, acrescentando que, “quando o assunto é relações sociais, o que importa não é a quantidade, mas a qualidade”.

Esse vazio, comum a todos os seres humanos, não é simplesmente uma questão psicológica. É um problema espiritual, causado por nossa separação de Deus. As tentativas de abafar os sentimentos de solidão são infrutíferas, porque o vazio sempre retorna. Rejeitar a Deus causa isolamento e solidão.

A única maneira de derrotar esse tipo de solidão, que alguns chamam de “solidão cósmica” é ouvindo o conselho: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13:5). Esta é uma promessa valiosa em períodos de solidão, - “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis, porque o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.”

Creia nisso e sinta-se bem acompanhado.

3 comentários:

  1. Ele é o raio de sol
    Água limpa, puro sal...
    Da noite eu sou o escuro, A lama, o joio impuro
    Que medra no meio do trigal...

    Só contigo, Deus, só contigo
    São os meus encontros salutares.
    Todo o resto são extravagâncias,
    Taças vazias nos altares...

    Tácito

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera Mattos,

    Atrás de um belíssimo texto sobre encontros e desencontros com a Vida, que ainda à pouco comentei com prazer, eis que temos aqui mais um belo desafio para desbravar.

    Talvez fruto do final de semana, que já está fazendo parte da minha vida, a inspiração e os dedos encontraram o caminho certo das teclas para, letra após letra, sair algo com sentido e de algum valor.

    E aqui falamos de Solidão e apenas disso.

    O ser-se rico e famoso nunca trouxeram só por si a Felicidade a alguém.

    Muito pelo contrário!

    Só trazem seres oportunistas que se aproveitam da solidão fazendo disso seu modo de vida!

    Solidão.

    A solidão nem sempre é algo indesejável, e por vezes até nos faz bem, nos permite avaliar melhor as condicionantes que a vida nos vai colocando pela frente.

    Mas é um facto que eu, estando aqui, por detrás desta tela de um PC, falando e meditando com meus botões, estou algo num caminho solitário que devo parar em algum tempo.

    Aqui fazem-se Amigos, por vezes até Verdadeiros Amigos, e eu tenho essa prova.

    Tenho Amigos criados aqui, neste Mundo Virtual, que saíram desta tela e passaram para o Mundo Real, onde nos cumprimentamos olhos nos olhos, e isso e bom!

    Mas não nos devemos deixar envolver apenas neste relacionamento meramente virtual.

    Tenho aqui Amigos que certamente nunca os verei, o que lamento. Fomentarei relacionamentos de Amizade mesmo assim, mas darei privilégio ao aperdo de mão, ao beijo no rosto, ao ouvir um "Olá", um "adeus".

    É muito importante manter também relacionamentos inter poessoais e não apenas neste meio virtual!

    E por mais que acreditemos em Deus e nas suas Palavras sábias, demos uma oportunidade a nós próprios de estabelecermos, ou tentarmos estabelecer, Amizades para além do Virtual.

    É muito importante sentir a presença de um Amigo.

    E prontos.

    Mais uma vez me excedi um pouco(?) no debate.

    Tem um bom final de semana, aproveita o Sol, e diverte-te.

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderExcluir
  3. José, seu comentário, sua reflexão, sempre é bem vinda... Gosto da forma como se expressa. Sempre de forma agradavel, muito obrigada.
    Você motiva a novas reflexões.
    Bom final de semana.
    Saúde.
    E viva a vida, virtual ou real...(rs)

    ResponderExcluir