segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Veja bem onde você pisa, alguém o segue




Guy Jacquin, diz, a nós, os adultos: "sejamos escrupulosamente retos e leais" - especialmente quando somos seguidos - "... e que nosso caminho não seja sinuoso e escorregadio."
Para os filhos é melhor ver do que ouvir. De fatos, muitas advertências dentro de casa, tornam-se enfadonhas. "O que você faz grita tão alto que não posso escutar o que você diz." Como ensinar uma criança? Qual o melhor jeito para ensinar o melhor caminho que deve andar?
Vamos imaginar que você estivesse indo para uma cidade, e para chegar lá, tivesse de atravessar um deserto, sem nenhuma sinalização, nenhuma estrada. Só areia. Como saberia o caminho? Que faria? Como chegar a cidade ? Bem, contratar um guia, alguém que conhecesse bem o caminho do deserto, que soubesse por onde ir. O guia segue à frente. Para sua segurança, você desejaria pôr o pé onde ele pusesse o dele. Você não precisa que lhe mostre o caminho. Você precisa de alguém que
c a m i n h e com você. Mas cuidado com o guia! É preciso ter certeza de que ele o está conduzindo na direção certa.
A vida é uma caminhada. As vezes, os indicadores, não apontam para a
direção certa. A sinalização está trocada, nenhuma advertência de perigo.
Cada pessoa que conduz uma criança precisa conhecer muito bem "o caminho". O simples fato da multidão estar tomando um determinado rumo, não significa que a
direção esteja certa.
Linda
Davidoff, cita: "A grande maioria das mulheres cultas, não sabem que diabo estão fazendo quando têm um filho. Nós simplesmente não preparamos nossas mulheres e homens para serem pais." - Davidoff diz - "Os pais que dão bons exemplos, provavelmente, contribuem poderosamente para um comportamento social desejável de sua prole."
Muitos pais pensam que devem deixar a criança livre para escolher seu próprio caminho. Como assim ? Como é
possível que uma criança faça escolhas, se seu juízo ainda não está maduro? Qual a idade do juízo? do bom senso, do siso ? Interessante, nasce o dente do siso, do "juízo" justamente quando as pessoas alcançam a maioridade, quando a pessoa alcança a "plenitude física ou moral....No Brasil, a maioridade do sexo feminino aos 18 anos e masculino, 21 anos.
E até alcançar a maioridade a criança deve ser livre para escolher? Vamos imaginar, você precisa comprar alguma coisa no
shopping longe de sua casa, e você tem muito o que fazer, precisa que alguém vá em seu lugar. Ao seu lado esta o filhinho de cinco anos. Você teria coragem de mandá-lo fazer a tal compra? Claro que não!
Mas, por que? Explicar o caminho, com detalhes. Que tal aconselhá-lo atravessar a rua, dar todas as
orientações, fazer todas as recomendações, explicar, aconselhar, orientar, recomendar .... Agora ele sabe todas as informações, será que esta apto a ir as compras....?
Claro que não! O menino, a criança, não tem juízo. Poderia ter morte acidental, e ele não sabe o que é melhor, não sabe escolher. É apenas uma criança de cinco anos, sua
integridade fisica seria comprometida. Porém, os elementos do desenvolvimento da criança inclui além do físico, o mental e o espiritual. Partindo dessa premissa, concluímos que é preciso ensinar a criança o caminho que deve andar, conduzindo-o.
Uma criança, um juvenil, um adolescente, não sabe escolher, porque seu juízo não está totalmente maduro. E mais: quem ensina o caminho tem de conhecê-lo. Porque não se ensina apenas por preceito, mas pelo exemplo. Como saber o que é melhor ? É conduzindo, mostrando o rumo, indo à frente.
Carl Jung deixou a seguinte mensagem: "
Se há alguma coisa que queremos mudar em uma criança, devemos primeiro verificar se não é melhor fazer esta mudança em nós mesmos." Porque "as crianças necessitam mais de modelos, do que de críticos" - disse Joseph Joubert.
É uma grande responsabilidade ensinar o caminho para uma criança. Quantas histórias de desvios temos escutados. Precisamos de guias capazes, que conheçam a travessia. Guias com valores morais, qualificados e preparados, para tão nobre ideal.
Camões tinha razão quando disse "
de tal pai tal filho se espera."
É verdade:
As crianças seguem os adultos. Portanto, veja bem onde você pisa, alguém o segue. Vamos dar bons exemplos. Elas nos substituirão no futuro. Cuidemos hoje para que a sociedade e o mundo não sofra mais no amanhã.

Um comentário:

  1. realmente não há como saber se estamos fazendo o correto, mas certamente fazemos o melhor e o resto, creio, é confiar na sabedoria Divina!
    Um beijo

    ResponderExcluir