sábado, 17 de outubro de 2015

O Livro de Deus





Outro dia, lendo um livro de Augusto Cury, encontrei este trecho maravilhoso:

“Quando o homem explorar intensamente o pequeno átomo e o imenso espaço e disser que domina o mundo, quando conquistar as mais complexas tecnologias e disser que sabe tudo, então ele terá tempo para se voltar para dentro de si mesmo. Nesse momento descobrirá que aconteceu um grande erro. Qual?

Compreenderá que dominou o mundo de fora, mas não dominou o mundo de dentro, os imensos territórios de sua alma. Descobrirá que se tornou um gigante na ciência, mas que é um frágil menino que não sabe navegar nas águas da emoção e que desconhece os segredos que tecem a colcha de retalhos da sua inteligência. Quando isso ocorrer, algo novo acontecerá. Ele encontrará pela segunda vez a sua maior invenção: a roda. A roda? Sim, só que dessa vez será a roda da emoção. Encontrando-a, ele percorrerá territórios pouco explorados e, por fim, encontrará o que sempre procurou: o amor, o amor pela vida e pelo Autor da vida.”

Se você sentiu o mesmo que eu quando li este texto, deve ter sentido como se algo estivesse escapando de suas mãos, como se estivéssemos perdendo algo muito importante como indivíduos e como humanidade. Mas, deve também ter sentido mais! Algo como que um incômodo, exatamente quando Cury termina declarando que a resolução de tudo é encontrar o “Autor da vida”. Uma frase tão bonita, mas que acaba parecendo muita teoria e pouca pratica. Como encontrar o Autor da vida? Onde?

Bem, aqui está você, em pleno século 21 fazendo um curso a respeito da Bíblia. Não parece ridículo? Um livro tão antigo? Às vezes, você pode pensar: Existem tantos outros livros religiosos! O que a Bíblia teria de diferente? Por que os cristãos insistem em acreditar num livro que conta a história de Adão e Eva, do fruto proibido e de um homem chamado Noé e de um dilúvio?

Afinal de contas, o que é a Bíblia? Por que tantos se preocupam em segui-la e defendê-la? Por outro lado, se ela é apenas um livro, como muitos querem provar, por que se preocupar tanto com ela?

O problema da maioria dos que dizem não acreditar na Bíblia é que eles não a conhecem! Tem muita gente que diz que não crê na Bíblia, mas não sabe quase nada sobre ela. Você só pode dizer que não acredita em algo depois que o conhece, o prova. SE você conhecê-la, terá razão para negá-la!A própria bíblia faz um desafio a você: Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom(1Tessalonicenses 5:20-21)

Talvez você pense assim: “Tudo bem, a Bíblia até que tem alguns bons princípios e provérbios bonitos na bíblia, mas há muita lenda misturada”. Será mesmo? Quem disse isto? A mídia? As revistas? Pessoas com títulos universitários? Do outro lado, a própria Bíblia reivindica sua autoridade, afirmando que toda a Escrituraé inspirada por Deus; e que é a verdade(2Timóteo 3:16; João 17:17).

Bíblia e Ciência

Existe muito mais de ciência na Bíblia do que você possa imaginar. Que alguns poucos exemplos:

1º) Alguém já lhe disse que Moisés já sabia que a terra está suspensa sobre o nada? Os Gregos criam que Atlas carregava o mundo nas costas.

Os hindus acreditavam que quatro elefantes sustentavam a Terra. Já no Egito, no tempo de Moisés (3500 anos atrás) se acreditava que o mundo havia sido chocado de um grande ovo que possuía asas e voava.

Mas veja o que está escrito na Bíblia, num livro escrito por Moisés 1500 AC. Está em Jó 26:7 “Ele estende o norte sobre o vazio e suspende a Terra sobre o nada” . Moisés foi criado no palácio do faraó do Egito, mas não acreditava como os egípcios, os gregos e os hindus, as nações mais sábias da época. Quem revelou a Moisés, há 3500 anos, que existe o vácuo, o vazio espacial?

2º) Durante muitos séculos, os marinheiros tinham medo de navegar lugares desconhecidos. Acreditava-se que a Terra era plana e reta, e de repente o mar terminava em um abismo.

Mas Cristóvão Colombo, que era cristão e lia a Bíblia, não pensava assim, deixando o velho continente, sem medo descobriu a América em 1492.

O que será que Colombo leu na Bíblia?

Leu o que foi escrito em Isaías 40:22, há 2600 anos atrás: “…Ele (Deus) é o que está assentado sobre o globo da Terra”

Quem revelou a Isaías, há 2700 anos atrás, que a Terra era redonda?

3º) O barômetro é um instrumento usado para medir a pressão atmosférica, e pressão atmosférica que é o peso do vento. Ele foi inventado só em 1643, pelo físico italiano Evangelista Torricelli (1608-1647). Antes dele, ninguém se atreveria a afirmar que o vento tem peso. Entretanto, a Bíblia se antecipou 3000 anos antes da ciência dizendo que o vento tem peso, está escrito em Jó 28:25 “Quando (Deus) regulou o peso do vento e fixou a medida das águas”, E aí? O que você acha?

Não se trata de coincidência, existem ainda muitas outras revelações científicas que antecipam as próprias descobertas, como a referência à diferença biológica e citológica que existe entre os vários grupos de seres vivos (1Coríntios 15.39); no ramo da embriologia – a declaração de uma descoberta recente, o fato de que, na formação de um feto humano, primeiro se forma a pele, depois a carne e finalmente os ossos (Jó 10:11). E por aí vai…

Bíblia e História

Se você também é daqueles que não consegue sequer conceber a idéia de que houve um dilúvio, onde um camarada chamado Noé entrou numa arca com animais de todas as espécies, etc. Então deixe-nos colocar “uma pulga atrás de sua orelha” com as informações que temos pra dar.

Você sabia que não são apenas os judeus que contam a história do Dilúvio e que essa inundação global não é descrita só na Bíblia? Dois historiadores, chamados Dave Balsiger e Charles E. Sellier, acharam mais de 200 civilizações não cristãs que guardam registros orais ou manuscritos da grande inundação.

Nestas civilizações, as histórias são idênticas à relatada na Bíblia, como por exemplo a que se conta entre os chineses a respeito de um homem chamado “Fah-he”, que com a esposa, três filhos e três filhas foram os únicos sobreviventes de uma inundação. Veja as semelhanças com o relato de Gênesis:

a) Um nome próprio, dissilábico, que rima com “Noé”;

b) Uma grande inundação;

c) Os únicos sobreviventes foram oito pessoas, a saber, um casal e seus herdeiros, que eram três homens e três mulheres.

Quanto mais a humanidade acumula conhecimento, mais descobre que a Bíblia tinha razão.Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram… A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas(1Pedro 1:10-12 – RA).

Mas não é só isto! Afinal é preciso muito mais pra convencer você, não é mesmo? Que tal procurarmos evidências do dilúvio na geologia, justamente a ciência que estuda a terra?

Bíblia e Geologia

Se você acreditar que existiu um dilúvio, saiba que estará assumindo uma posição completamente oposta ao que os evolucionistas acreditam. Mas logicamente, se aconteceu mesmo um dilúvio mundial, ele deve ter deixado marcas na terra.

Quando estudamos a terra, notamos que ela possui diversas camadas, como se fosse um bolo de casamento. Para os geólogos evolucionistas, cada camada se formou ao longo de milhões de anos e, em geral é isto o que se aprende nas escolas. Mas para os geólogos criacionistas ( que acreditam na criação de Deus) estas camadas se formaram durante o dilúvio, no período em que as águas foram se assentando, como a Bíblia descreve. As águas vieram do céu e de dentro da Terra. Os oceanos e toda a superfície da terra se revolveram, por 40 dias. Depois, cada elemento da terra que tinham sido liquidificado, foi se assentando de acordo com sua flutuabilidade e mobilidade, formando camadas bem retas e paralelas, num prazo de 150 dias, onde não houve tempo para as intervenções eólicas, de erosão, de tempo, etc.

Paradoxalmente, o evolucionismo ensina que a formação de cada uma dessas camadas durou milhões de anos, deixando com que elas fossem afetadas pelas ações do tempo, como a chuva, o vento e a erosão. Logo ao abrir a terra, como acontece em pedreiras, não deveríamos ver camadas uniformes. Mas o grande problema que o evolucionismo enfrenta, é que a terra apresenta camadas “plano-paralelas”, ou seja, a terra é uma testemunha viva que depõe contra o evolucionismo! É por isto que cada vez mais cientistas, como o Dr. Nahor Neves de Souza Jr estão tornando-se criacionistas. Ele explica tudo isso em seu livro Uma Breve História da Terra, editado pela Unaspress.

Na Arqueologia

Os críticos sempre estão dispostos a tentar rebaixar a Bíblia. Acham tão ridículo acreditar nela e acabam gastando seu tempo todo com ela. Até hoje se critica muito a Bíblia, mas principalmente té a década de 1940, muitos céticos viviam dizendo que os textos da Bíblia foram alterados ao longo do tempo. Até o início daquela década, as cópias de manuscritos mais antigas datavam de 900 d.C. Foi quando a arqueologia, como em centenas de outras vezes, chegou para testemunhar a favor da Palavra de Deus. Em 1947, encontraram vários manuscritos do Antigo Testamento que haviam sido esquecidos numa caverna na região do Mar Morto, há séculos. Um rolo do profeta Isaías estava inteiro! Compararam-no com as cópias de um milênio depois e com as edições do século XX. Quer saber o resultado? Vou deixar que Sir Frederic Kenyon, presidente da Escola Britânica de Arqueologia lhe diga: “O cristão pode tomar a Bíblia em suas mãos e afirmar sem medo ou hesitação, que está segurando nas mãos a verdadeira Palavra de Deus, transmitida de geração em geração, através dos séculos, sem nenhuma perda especial”. Veja o trecho de um discurso que ele fez no Victorian Institute: “Os doutos modernos são agora aqueles que reconhecem a autenticidade e autoridade da literatura cristã; é a crítica, que no passado reivindicava ser ‘avançada’, que agora é atrasada e fora de época”.

Críticas e dúvidas? Deus as repreenderá, e fugirão para longe; serão afugentadas como a palha dos montes diante do vento e como pó levado pelo tufão(Isaías 17:13 – RA). Mas a palavra do Senhor permanece para sempre (Isaías 40:6-9; 1Pedro 1:21).

É fácil entender porque os críticos gastam tanto tempo com a Bíblia. Uma revista que se diz científica, num de seus artigos criticando a Bíblia, termina assumindo o seguinte:

“…a Bíblia continua, em pleno século 21, encabeçando a lista dos livros mais influentes do mundo. São publicadas, anualmente, mais de 11 milhões de versões do texto integral, 12 milhões de Novos Testamentos e 400 milhões de brochuras com trechos de textos bíblicos”.

Como diz o escritor americano Jack Miles, autor de Deus, Uma Biografia: “a Bíblia criou um ideal de caráter humano e divindade que vem moldando os homens por séculos. Até mesmo aqueles que não acreditam nela ou em Deus”.

Mas o Que Interessa é…

Mas o maior poder da Bíblia não é calar a boca de alguém. É abrir corações.

João Carlos começou a praticar pequenos delitos, roubos, assaltos, até ser preso, com dezenove anos de idade. Na prisão, era sinônimo de problemas e confusão, foi então enviado do sul do Brasil para a penitenciária do Carandiru em São Paulo. Ele mesmo diz que: “a rebelião de 29 de julho de 1987, parecia ser o fim. Naquele dia eu tive a sensação de que eu seria morto naquela invasão. Quando os policiais se aproximavam do local onde eu estava, eu pedi a Deus para salvar a minha vida, Ele me salvou. Na prisão, eu conheci a dona Angelina Piologro da Igreja Adventista Central Paulistana. Ela começou a me visitar. Levou Bíblia, estudos bíblicos, eu passei a estudar a Bíblia e aceitei a Jesus em meu coração. Conheci Ester, filha da Dona Angelina. Nós passamos a gostar um do outro, nos apaixonamos. Percebemos que Deus tinha algo de especial para nossa vida e começamos a namorar. Dentro da prisão nos casamos e dentro da própria prisão fui batizado. Algum tempo depois, minha esposa ficou grávida e tivemos uma filha que hoje tem 14 anos de idade, a Gabriela. Minha vida hoje está maravilhosa, hoje, verdadeiramente eu sou um homem livre, estou há quatro anos em liberdade condicional. Logo que saí, fui estudar. Fiz um curso de auxiliar técnico de enfermagem e hoje trabalho no Hospital Adventista de São Paulo.”

O amor incomparável, extraordinário e maravilhoso que flui das suas páginas, pode transformar a sua vida também. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim, disse Jesus (João 5:39 – RA).

Por que, ao invés de ficar só ouvindo sobre Deus, você não se aventura descobrir quem é Deus, direto da fonte mais confiável de informações a respeito dEle, que é a Bíblia? Será uma aventura incrível! A mais incrível e duradoura de todas! Uma aventura eterna!

Quem é o Autor da Bíblia?

O tema da Bíblia é Cristo. “O Antigo Testamento diz: ‘Jesus vem aí!’ e o Novo Testamento proclama: ‘Jesus está aqui!’” (James Dobson).

A Bíblia foi escrita por judeus, mas é útil para todas as culturas e épocas.

É um livro infalível no que diz.
Apesar das muitas perseguições que sofreu, é indestrutível.
Suas profecias têm se cumprido à risca.

Do Gênesis ao Apocalipse, a Bíblia se compõe de 66 livros, escritos por cerca de 40 autores, que viveram em épocas diferentes, com níveis sociais, culturais e econômicos diferentes. Embora a construção desta obra editorial tenha durado 16 séculos, ela é harmoniosa e coerente.

Jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens [santos] falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo(2Pedro 1:21). Resumindo, a Bíblia é a verdade divina expressa em linguagem humana. E é por tudo isso que a Bíblia tem moral pra dizer de si mesma: TODA a Escritura é útil para o ensino, a repreensão, a correção e a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra(2Timóteo 3:16).

Você crê que ela é a Palavra de Deus?

Se não, então não há porque ter medo dela. Estude-a, para saber se vale a pena, você crer ou não crer. Estude-a, pois ela é o melhor livro, pois tem o melhor autor.



ESTUDO PESSOAL:

01. Pessoas inteligentes acreditam num tão antigo como a Bíblia? Daniel 1:19 e 20; 1Cor. 14: 18; Luc. 2:46 e 47; 1Reis 4:29-34 (Sim! Eis alguns exemplos: Jesus Cristo, Salomão, Paulo, Daniel e seus três amigos).

Outras pessoas inteligentes que acreditam na Bíblia são os Pais da Ciência. Veja alguns deles:

a) Galileu Galilei, considerado o pai da ciência experimental;

b) Isaac Newton, descobridor da lei gravitacional. Era apaixonado pela Bíblia. Aprendeu sozinho a ler a Bíblia nos originais grego e hebraico;

c) Leonardo da Vinci, grande pintor, brilhante arquiteto, engenheiro, matemático, geólogo, biólogo, físico e filósofo. MESMO USANDO A LÓGICA, amava a Bíblia;

d) Robert Boyle, pioneiro nos estudos da química moderna. Ciência e fé para ele não se contradiziam. Graças a este Pai da Ciência, a humanidade pode fazer uso de geladeiras e produtos achocolatados.

02. Quem é o autor da Bíblia? 1Ped. 1:10-12; 2Ped. 1:20-21 (O Espírito Santo, a Terceira Pessoa da Trindade)

03. Evidências de que a Bíblia é um livro de origem divina:

a) Arqueológicas (manuscritos encontrados no Mar Morto, na Palestina);

b) Científicas (mesmo não sendo um livro com propósitos científicos)

(1) Jó 26:7 – a Terra está suspensa sobre o nada;

(2) Jó 28:25 – o ar tem peso;

(3) Sal. 139:12-16; Jó 10:9-11 – processo embrionário;

(4) Isa. 40:22 – Redondeza da Terra.

c) Sua veracidade histórica – Isaías 45:1-7 (cento e cinqüenta anos antes de Ciro nascer, Deus descreveu o que aquele general iria fazer);

d) Sua preservação. Mesmo tendo sido atacada a ponto de quase deixar de existir, a Bíblia foi preservada de uma maneira sobrenatural;

e) Suas predições cumpridas. Se você ler Mateus 24 e 2Tim. 3:1-5, se sentirá como se estivesse vendo um noticiário. O detalhe é que esse “noticiário” foi “produzido” e “apresentado” há aproximadamente 2000 anos atrás!

f) Seu poder de transformar vidas Todo aquele que mantém contato com a Bíblia nunca mais é o mesmo. Muda a visão que tem do mundo e passa a desfrutar de uma paz sem igual.

04. O que disse Jesus ser a VERDADE? João 17:17 (A Palavra de Deus, a Bíblia)

05. Como entender a Bíblia? Isa. 28:10 (estudando vários textos sobre o mesmo assunto antes de tirar uma conclusão)

06. Como este livro deve se estudado? João 5:39 (Com muita disposição em aprender, dedicação e perseverança. A expressão “examinai as Escrituras”, no original grego, dá a idéia de cavar fundo no estudo da Bíblia da mesma maneira que um garimpeiro cava fundo em busca de ouro!).

07. O que este livro pode trazer de bom para a nossa vida? João 8:32; 2Tim. 3:15 e 16; Rom. 15:4 (libertação dos vícios e pensamentos negativos, sabedoria para a salvação, ensino, repreensão, correção, educação, capacitação para a prática de boas obras, paciência, consolo, esperança de um mundo melhor, etc).

08. É possível aceitar a Jesus como Salvador e rejeitar as doutrinas dEle? Mat. 7:21-23 (Não, pois não existe separação entre Jesus e Suas doutrinas. Quem verdadeiramente aceita a Jesus, aceita também a Sua Lei).

09. O que a Bíblia tem a dizer sobre o amor? 1Cor. 13; Livro de Cânticos (o amor verdadeiro deve estar presente em todos os nossos relacionamentos).

10. O que a Bíblia tem a dizer à família? Ler Efésios 5:22 a 6:4 (todos devem se amar, respeitar e cumprir com as suas funções dentro do lar)

11. O que a Bíblia tem a dizer ao casal?

a) 1Ped. 3:7 – marido, tenha consideração por sua esposa e a trate com dignidade;

b) 1Ped. 3:1 e 2 – mulher, respeite o seu esposo, dando assim um bom testemunho;

12. O que a Bíblia tem a dizer aos jovens?

a) Eclesiastes 11:9-10 (ver também Eclesiastes 12:1-8) – aproveite a vida com sabedoria, sabendo que Deus lhe pedirá contas de tudo o que fizer. Tire do seu coração o desgosto e a dor, viva feliz!

b) Sal. 119:9 – quando quiser saber o que deve e que não deve fazer, busque instrução na Palavra de Deus;

c) 1Ped. 5:5 – sejam humildes e respeitem aos mais velhos.

13. O que a Bíblia tem a dizer aos filhos? Efésios 6:4 (obedeçam vossos pais NO SENHOR)

14. O que a Bíblia tem a dizer às crianças? Mat. 19:13-15 (Jesus as ama muito e gosta de estar bem pertinho de vocês!)

15. O que a Bíblia tem a dizer aos idosos? Tito 2:2-5

a) homens idosos: sejam moderados, respeitáveis, prudentes, sadios na fé, no amor e na perseverança;

b) mulheres idosas: procedam com seriedade, não caluniem, não se agradem de bebidas alcoólicas e ensinam às recém casadas a amarem o marido e os filhos.

16. O que a Bíblia tem a dizer aos que sofrem? Jó 11:16 (tudo vai passar! Confie!)

0 comentários:

Postar um comentário