quarta-feira, 15 de abril de 2015

Experimente a Paz no Coração !







Parece que a cada dia as pessoas ficam mais estressadas. São tantas preocupações, problemas inúmeros e de solução difícil. O número de desempregados aumenta, e aumenta a quantidade de famílias passando por dificuldades. Prestações vencidas sem ter como pagar, aluguel atrasado, doenças sem recursos para tratar, mensalidade da escola que falta pagar, conta do armazém vencida. Parece que cada dia será o último em termos de dificuldade, que não há mais como isso se tornar pior. Mas a cada dia, piora um pouco mais.

Como ter paz no coração numa situação dessas? Ou então, é possível estar tranquilo, sem se preocupar com o futuro? Paz no coração é estar livre de preocupações, sem temor do dia de amanhã!

Pelos critérios da mídia e da cultura dos nossos dias, só é possível não ficar ansioso se tiver uma boa conta bancária e uma sólida garantia de renda para o futuro. E esse conceito faz a prosperidade das loterias, do jogo, incentivando, paralelamente, o desejo do galho fácil.

Mas, afirmamos aqui que é perfeitamente possível estar em paz, sem estresse e sem preocupações, em meio a todos esses e outros problemas, que a todo o momento nos estão atingindo. Como pode isso?

Vejamos o que diz a Bíblia. “Portanto, não fiquem preocupados com o dia de amanhã. DEUS cuidará do dia de amanhã para vocês. Já é suficiente a preocupação de cada dia” (Mateus 6:34 – Bíblia Viva).

Se a Bíblia afirma isso, é preciso verificar melhor, porque é verdade. As preocupações contínuas esgotam a saúde e a vida das pessoas. Elas ficam perplexas, lutam entre si através de desentendimentos, perdem o rumo e o sentido da vida. Dessa maneira, deformam o caráter e não conseguem mais pensar a partir de princípios saudáveis. Adentram num estilo de pensamento que as leva a comportamento neurótico. Vivem preocupadas, até mesmo tendo muito dinheiro à disposição. O dinheiro, quando falta, causa preocupação, e quando está disponível, também. Não é no dinheiro que encontraremos paz, isso já está comprovado. Por mais que os mega investidores lutem para aumentar o seu capital, tanto os problemas deles quanto os da humanidade persistem e se acentuam.

A preocupação tem a característica de tentar adiantar os problemas do dia de amanhã para o dia de hoje. E isso, segundo a Bíblia, é um absurdo. Nós, seres humanos, não podemos fazer isso, não possuímos capacidade de saber o que será no dia seguinte, muito menos no que será mais adiante.

Mas DEUS, que conhece o fim desde o princípio, Ele sabe e conhece o futuro. Ele, portanto, pode providenciar a satisfação das nossas necessidades a seu devido tempo. E Ele quer de fato fazer isso. Ele o fará, desde que o queiramos.

Nós estamos levando um fardo muito mais pesado do que nos deu para levar. Em geral, nos preocupamos com o que será no futuro que nos é desconhecido, mas é conhecido para DEUS. Ele quer levar esse fardo para nós, ou seja, Ele quer cuidar de nosso futuro. É para isso que Ele é DEUS, e é por isso que nós somos criaturas d’Ele. Essa é a glória de DEUS, nos ajudar em tudo o que precisamos e que não temos como prover. JESUS disse: “Portanto não se preocupem de forma alguma com a necessidade de comida e roupa suficiente. Não sejam como os pagãos (incrédulos)! Pois eles se orgulham dessas coisas todas, e estão muitíssimo interessados nelas. Mas O Pai celeste, que vocês têm, já sabe muito bem que vocês precisam delas, e Ele as dará a vocês, se O colocarem no primeiro lugar de suas vidas” (S. Mateus 6:31 e 32 ).

A grande diferença entre as pessoas que se preocupam e as que possuem paz em seu interior, a paz de coração, é a quem estão servindo, a quem estão obedecendo. Aquelas que servem-se a si mesmas não podem ter paz, não contam com a confiança num ser que pode ilimitadamente mais que elas. Estão, lutando sozinhas, cometem erros que elas mesmas devem corrigir, sem ajuda de nenhum ser superior que seja bom para elas. Tornam-se egoístas, e assim, buscam aumentar ainda mais o seu egoísmo, e DEUS não pode contribuir em seu favor.

Colocar DEUS em primeiro lugar significa nós sairmos de cena. O ‘eu’, quando está em primeiro lugar, não respeita o próximo, muito menos procurará servir ao próximo. Nem tão pouco servirá a DEUS. “Se alguém disser: Amo a DEUS e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a DEUS, a quem não vê” (I S. João 4:20 – grifo nosso).

JESUS disse que não há outro mandamento maior do que “amar o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, te toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força” (S. Marcos 12:30).

Para que a ansiedade desapareça, é preciso ocorrer entrega total a DEUS, O Criador, Aquele que fez. Isso significa confiar n’Ele de tal maneira que teremos certeza de que tomará as providências com relação ao nosso futuro, e que nos cabe fazer aquilo que nos compete. Devemos trabalhar confiando em DEUS. Se crermos que Ele nos ama, saberemos que tomará os cuidados de que necessitamos para não perdermos a vida eterna, embora enquanto perdurar esse ambiente de pecado, teremos problemas (S. João 16:33). Mas, na pior das situações que possamos a vir enfrentar, nosso pão e nossa água serão certos (Isaías 33:16) porque Ele abençoará o pão e a água (Êxodo 23:25). Isso será assim a todos os que manifestam confiança total em DEUS.

A confiança em DEUS gera paciência e perseverança. A pessoa permanecerá lutando confiantemente, até ver-se vitoriosa. “Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e no sossego a vossa força…” (Isaías 30:15 ) Sem uma entrega completa a DEUS, não é possível encontrar paz. Com entrega, mesmo em dificuldades, haverá paz, porque há a segurança do conhecimento que DEUS está no comando de todas as coisas, e que Ele tomará as providências no momento certo. Ele vê o fim desde o princípio, e sabe qual é o melhor momento para agir. Se confiarmos apenas em nossa própria inteligência, assumimos responsabilidade acima de nossas capacidades, e é natural que haja preocupações. Se, no entanto, confiarmos em Quem conhece o futuro tal como o presente e o passado, não teremos por que nos preocupar. A diferença está em fazer as coisas que temos de realizar confiando apenas em nós mesmos ou confiando acima de tudo, em DEUS. E se a Ele obedecermos, quanto ao nosso próximo, por exemplo, buscarmos servir aos nossos amigos e inimigos, DEUS nos dará capacidade e proverá recursos para que obtenhamos êxito. Perceba que DEUS somente abençoará se agirmos segundo os Seus mandamentos, não de outra forma. “O Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve”, disse JESUS (S. Mateus 11:30). Por vezes estamos a carregar mais do que nos cabe. Isso sempre ocorre quando nossos afazeres diários são realizados sem a Sua ajuda, sem que n’Ele confiemos.

Quando, mesmo assim, tivermos ansiedades, devemos expor nosso caso a Ele, com sincera e humilde oração, nos achegarmos a Ele, Ele nos acudirá. Preste atenção: Ele sempre nos atende, mas do Seu modo. Ele sabe o que é melhor par nós, lembre-se de que DEUS sabe tudo; nós apenas sabemos uma pequena parte das coisas com que lidamos.

Busque fazer as coisas não como o mundo as faz, para a sua própria glória. Faça-as como para O próprio DEUS (I Coríntios 10:31). Entregue-se a Ele, para confiar n’Ele, cada dia. “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (S. Lucas 9:23). A cruz é o fardo leve que Ele está propondo que devemos levar. Esse fardo é a obediência e o serviço, estratégias do governo universal de DEUS. Obediência aos santos, perfeitos e bons princípios. Serviço em prol do bem dos nossos semelhantes. Amor a DEUS e amor ao próximo. Tais coisas, é certo que DEUS abençoa. Faça isso diariamente, e confie simplesmente. Trabalhe segundo os princípios que conhece e procure descobrir outros princípios para colocar em prática. Agindo assim, verás que os problemas se resolverão, dificuldades se removerão e as reclamações se emudecerão. Quando vivermos bem perto de JESUS, sentiremos um pouquinho do Céu aqui na Terra mesmo. Isso também contribuirá para a nossa felicidade. Experimente!

Medite sobre a seguinte promessa de DEUS: “As montanhas podem sumir, os morros podem desaparecer, mas nada pode separar você do Meu amor eterno. O trato de paz que Eu fiz em seu favor nunca será quebrado. Quem faz essas promessas é O SENHOR, que tem carinho especial por você” (Isaías 54:10 – Bíblia Viva). “Como são felizes as pessoas que frequentemente estão em Tua casa, louvando o Teu nome. Felizes são também as pessoas que fazem do SENHOR a sua força e resolvem, em seu coração, seguir pelos retos caminhos de DEUS! Elas são capazes de transformar lugares secos em fontes, transformar tristezas e sofrimentos em alegrias e bênçãos, em lugares cobertos de flores e frutos com a chuva da primavera. Sempre que surge uma dificuldade, elas recebem força de DEUS, vão sempre ao templo em Sião para adorar O SENHOR.” “Ó SENHOR do Universo, felizes mesmo são as pessoas que confiam em Ti!” 

0 comentários:

Postar um comentário