quinta-feira, 1 de agosto de 2013

COM O TEMPO A SABEDORIA




Embora muitas sejam as folhas, a raiz é só uma;
Ao longo dos enganadores dias da mocidade,
Oscilaram ao sol as folhas, as flores;
Agora posso murchar no coração da vaidade.

COM O TEMPO A SABEDORIA

Aos 18 anos acreditamos que o mundo é uma festa e que ele está jogado aos nossos pés. Temos certeza que vamos conquistar tudo e que a rebeldia que nos acompanha vai mudar as coisas de lugar.

Ilusão, nada é como sonhamos na juventude. A vida vem chegando de mansinho, cheia de surpresas e mostra aos poucos que há muito mais. Mostra que os sonhos da juventude dão lugar aos compromissos.

 O primeiro emprego, a faculdade, responsabilidades, família, filhos, futuro. Aos poucos nos acomodamos e deixamos para trás a energia e a pressa que tínhamos. A maturidade começa a andar de mãos dadas com o dia-a-dia, e cada passo vai sendo planejado com os olhos no futuro. 

Passamos a vida planejando, buscando, comprando, conquistando e quando parece que tudo está pronto, nos permitimos entrar na tão sonhada Melhor Idade. Deixar de trabalhar, curtir a vida, ter tempo para diversão, amigos ou simplesmente não fazer nada. Não entrar em filas de banco e ganhar descontos em farmácias, supermercados e shows. Parece que valeu à pena.

Outro dia estava fazendo compras e fiquei observando um senhor, com aproximadamente 75 anos, andando com dificuldades nos corredores do supermercado na companhia de sua filha. Tudo o que ele pegava ela praticamente arrancava das suas mãos e dizia: “- deixa que eu vejo isso, ou... tu não pode comer .. não podemos comprar...”etc.. 
Fiquei algum tempo admirando a cena, ele tentando escolher algo para si, e a filha, apressada.
 O senhor ficava em frente aos produtos e cuidadosamente escolhia alguma coisa. Seus olhos brilhavam com a possibilidade da escolha, mas logo em seguida se enchiam de tristeza. Ele não tinha espaço. A pressa da vida não lhe permitia. 
Talvez aquele pacote de Bolacha Maria fosse o único prazer da sua vida naquele momento. Como saber?
Esse futuro chegará para todos. A idade e o tempo nos alcançarão em algum momento. Vamos envelhecer  e tomara que tenhamos a sorte de ter filhos e que estes filhos tenham cuidado, paciência e sejam atenciosos... 
As pessoas mais velhas carregam consigo os sonhos da juventude, a experiência de uma vida toda e a vontade de chegar ao fim de forma digna.
Desejo que todas as pessoas mais velhas sejam respeitadas, que seus desejos sejam realizados e que, quando chegarem aos 80 anos, ao menos, um pacote de bolachas elas possam escolher.

0 comentários:

Postar um comentário