domingo, 28 de abril de 2013

Exemplo da Formiga








O chanceler Francis Bacon, nos diz que "todos os seres são dotados de dois apetites para duas qualidades de bens - o bem de ser em si, considerado como um todo; e o bem do ser considerado como parte de um todo; este último é mais nobre e mais poderoso que o primeiro, visto como para a conservação de algo mais amplo."

Quando nos consideramos como parte de um todo, manifestamos a solidariedade. Porém, com tristeza, constatamos que a maioria se posiciona na primeira corrente - o bem do ser em si, considerado como um todo; ou em outras palavras, cada um para si.

Observando a vida animal, encontramos, entre as formigas, um ponto de cooperação jamais visto na raça humana.
Este inseto, dentre tantos exemplos que nos dá - como coexistir em grande número, laboriosidade, noção de pecúlio - acima de tudo, destaca-se o espírito de solidariedade, onde cada um trabalha em função do benefício da comunidade.

Numa enciclopédia, lemos que "as formigas são insetos sociais, vivendo juntas em grandes comunidades. 
As operárias, entre as quais há rigorosa divisão de trabalho, executam todas as tarefas, até mesmo a de armazenar alimento em seus estômagos, para nutrição de outros membros do grupo."

Temos a formiga aos nossos pés. Vamos acompanhá-la de vez em quando, para aprendermos esta lição maravilhosa de solidariedade que ela pode nos ensinar.
Podemos segui-la em sua caminhada, vencendo obstáculos até o formigueiro. Tiremos nesse momento as nossas ilações.
Ver a atividade da formiga é construtivo. Temos muita a aprender com ela.
A formiga laboriosa. A formiga econômica. A formiga solidária. A formiga considera-se como parte de um todo. Este sentimento de auxílio mútuo, de companheirismo, são condições necessárias à sobrevivência do grupo.

Will Durant, escreveu que "reside nesta perspectiva total de cada desejo a cooperar num conjunto de desejos, cada indivíduo a cooperar com sua família; cada família a cooperar com o estado, cada estado com a humanidade; e a própria humanidade a cooperar com o movimento ascensional da vida. "

É um bom exemplo a ser seguido o que a formiga nos dá.
Vamos, com solidariedade, construir neste mundo um "formigueiro", onde reine o amor e a paz. Nossa cooperação é indispensável.
Consideremos-nos como parte de um todo, envidando esforços pelo bem comum.

0 comentários:

Postar um comentário