terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Valores Morais







Com muita facilidade a criatura humana se esquece que o principal da vida não é o lucro material. Não é satisfação dos seus impulsos naturais.
O desejo de alcançar a posse de poder, por pequeno que seja, tem levado muitos homens à pratica de métodos iligais.
Surge aí a corrupção. E, para alguns entendidos, atinge nos dias atuais o seu ápice, ao afirmar que a humanidade em período algum atravessou horas mais triste. 
Karl Marx, ao expressar suas idéias, dizia sempre: 
"Um fim que necessita de meios injustos não é um fim justo."
Este princípio não tem sido acatado nem pelos seus mais ferrenhos seguidores.
O fim, no pensar de alguns, justifica todos os meios empregados para ser atingidos.
A verdade é que não se dá o devido valor às influências dos pequenos atos, que moldam o caráter. 
O caráter não é obra do acaso. Ele se forma por meio de perseverante esforço. Ao invés de agir assim, o ser humano na maioria das vezes, prefere flutuar ao sabor dos impulsos momentâneos e das circunstâncias.
Quer tirar todo proveito para satisfazer sua ambição.
É aqui que muitos vezes se perde.
No decorrer do terceiro século a.C. foi construída a muralha através da fronteira norte da China, numa extensão de 2.240 quilômetros. Em suas especificações constata-se que ela possui seis metros de altura, com quatro metros e meio de largura em cima, e torres de vigia em cada noventa metros.
A história relata que apesar de tão estupendos esforços para proteger suas fronteiras, a China por várias vezes foi invadida, nos séculos que se seguiram à edificação de tão maravilhosa obra. 
Como ?
Diz-se que os invasores nunca escalaram as muralhas nem atacaram as torres. Passaram simplesmente pelas portas abertas, depois de subornar os que as guardavam.
Triste episódio. Suborno, corrupção. A China foi vítima da traição de seus próprios filhos.
Constata-se, que nenhuma muralha é mais forte do que o caráter de seus guardas.
Precisamos ter muito cuidado para não flutuar ao sabor das circunstâncias.
Cuidado para não nos corrompermos na busca de um pouco de dinheiro ou até mesmo por um pouco de poder
É necessário preservarmos o nosso valor moral. É necessário todo esforço para o bem, para controlar e equilibrar a mente, de forma que sejamos levados a alcançar elevadas normas de conduta.
O mundo, mais do que nunca, precisa de homens íntegros, homens justos, homens de princípios, homens coerentes, homens responsáveis, homens que não se compram e não se vendem.
Conservemo-nos afastados do terreno encantado da corrupção. Não pode haver desculpas para nos envolverem nas tramas. Temos que condená-las. Na medida  de nossas possibilidades devemos combatê-la. Está em nós destruí-la, nesta busca de aperfeiçoamento da criatura humana. 
Todos os esforços devem ser despendidos na preservação dos valores morais e consolidação do caráter.


0 comentários:

Postar um comentário