quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dar de Si








Dar de si antes de pensar em si. Este e'  o lema do Rotary, um clube de serviço, de âmbito mundial, atuando em diversos países e regiões do mundo. 
Dar de si deve ser o objetivo supremo de toda a criatura humana. Não e' privilegio reservado apenas a rotarianos. 
Dar de si não custa nada a quem da, mas e' de inestimável valor para quem recebe. O simples gesto de dar proporciona alegria a quem o pratica, e muito mais a quem recebe. Todos devemos experimentar, sempre que possível, dar uma parcela de nos mesmo, por pequena que seja. 
Dar de si através de uma palavra carinhosa, de uma gesto de cortesia, de um elogio, de uma visita, de felicitações  de uma atenção especial, de uma palavra de perdão, de um conselho, de um sorriso. 
Existe centenas de outras maneiras de expressar maneiras de dar de si. Deve ser motivo de agradecimento as oportunidades que cada um tem de poder dar de si. Da quem tem para dar.
Experimente dar de si que você descobrira novas alegrias. 
Dar de si não tem preço  Vale mais do que qualquer bem material. Seu valor e' inestimável, porque provem do coração. 
Dar de si e' natural,  e' espontâneo.
Nos dias atuais, com os recursos materiais de que dispomos, podemos comprar tudo, ou quase tudo. Porem, não podemos comprar nem vender os generosos impulsos do coração humano. Eles precisam ser repartidos. 
Ralph W. Emerson, conhecedor da natureza humana, afirmou que "anéis e joias não são dadivas, mas pretextos para dadivas. A unica dadiva e' uma parcela de ti mesmo."
Dar de si e' a doação que parte do coração.  São os atos de bondade. São impulsos maravilhosos que contem uma parcela da alma do doador. 
Um proverbio francês: " aquele que não der nada de si mesmo, nunca dará nada."
Dar de si antes de pensar em si.
Cada um deve dar aquilo que tem. Evidentemente que não se trata de dar bens materiais. Não temos o direito de dispor daquilo que pertence aos outros. São outras dadivas que devemos distribuir fartamente. 
As dadivas do amor, para aquele que as recebe, são muito mais valiosas que supomos. 
Dar de si e' ser grande.
Dar de si esta ao alcance de todos. Diante das angustias e ansiedades provocadas pelos dias atuais, muitos precisam receber um aperto de mão, um sorriso, o perdão. 
Dar de si  e' amar. Experimente. O resultado poderá ser traduzido em alegrias e recompensas que você nunca imaginou. 

0 comentários:

Postar um comentário