segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cada Um Possui Normas de Conduta





Cada um possui normas de conduta, para enfrentar as situações que surgem pelos caminhos da vida. É evidente que cabe a cada um escolher a maneira de seu comportamento. Todos temos livre arbítrio. 
Temos o direito de escolher aquilo que nos agrada fazer ou deixar de fazer. Mas temos também de convir, que vivemos numa comunidade de interdependências, onde desfrutamos de privilégios e assumimos muitas responsabilidades. 
Pessoas que estudam o comportamento humano, concluíram que existem três normas básicas que orientam o comportamento da criatura humana. 
1. "O que é meu, é meu; o que é seu, será meu se eu puder tomar de você."
É quando apenas queremos receber, que nada temos para dar, e, mais grave ainda, tomamos quando podemos. 
Esta corrente tem um grande numero de seguidores.
2. "O que é meu, é meu; o que é seu é seu, se você puder defendê-lo."
Cada um para si, cuidando de seus próprios interesses, quando muitas vezes é preciso ajudar aos outros conservarem o que têm. 
Existe outra norma: 
3. "O que é seu, é seu; o que é meu, será seu se você precisar dele."
Esta é a mais bela de todas as filosofias.
Há pessoas, com tantos problemas que clamam por uma solução, é  preciso homens com espirito liberal que ofereçam seus esforços em prol dos que necessitam deles. 
Os que optam por esta norma de conduta, têm uma formação mais elevada, estão imbuídos do mais sadio de todos os propósitos.
É aqui que se destaca o deseja sublime de ajudar, o desejo de servir o próximo.  Os que estão dispostos a prestar serviço desinteressado procuram conhecer as necessidades verdadeiras das pessoas. 
Temos a responsabilidade de dedicar nossas energias ajudando cada ser humano a reconhecer e alcançar um objetivo digno na vida.
Se todos os homens optassem pela terceira norma de conduta, desapareceria o descontentamento e a discórdia  Haveria uma compreensão mutua, uma disposição de servir, de ajudar o semelhante. E o mundo seria melhor, com certeza, bem melhor. 
O amor afastaria o egoismo. Os males do mundo seriam eliminados. Tudo porque servir seria o ideal e seria completado com o amor.
Quando alguém lhe procurar pedindo ajuda, não a negue, se estiver ao seu alcance, fazer o bem, pois um gesto de amor enobrece os sentimentos humaniza nossa combalida sociedade.
O meu será seu se você precisar dele. É a melhor filosofia de vida. Seja dela um fervoroso adepto.
Lembre-se, aqueles que estão prontos a dar algo de si pelo bem de todos, pagam suas cotas pelo privilegio de viver. 

0 comentários:

Postar um comentário