terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conflito Interior



O diretor e ator Christopher Reeve, o Superman, que ficou tetraplégico em 1995, em um acidente durante uma prova de hipismo, no seu livro fala das lutas, tristezas e desesperanças, mas fala também de suas vitorias diante da adversidade que envolveu sua vida.
Num trecho ele escreve o seguinte: " Poucos meses apos o acidente pensei em fazer um curta metragem sobre um tetraplégico que vive num mundo de sonhos. Durante o dia deitado na cama do hospital ele não consegue mexer-se. `A noite, sonha que esta inteiro, faz tudo, locomove-se como quer. Esse homem foi marinheiro, adora o mar e possui uma linda chalupa - uma antiga preciosidade de madeira que reflete o luar em seu casco reluzente.
No sonho, o homem navega no rosto da lua cheia; a brisa e' suave, as condições perfeitas, noite romântica em alto mar que povoa a imaginação.
Mas, `as sete horas da manha, esta de volta `a cama do hospital e tudo se imobiliza outra vez."
Incrível como possa parecer. Essa e' também a realidade de muitas pessoas.
Quando estou com a Bíblia aberta e em oração, vivo num mundo maravilhoso. Sinto-me voando com os anjos, experimento uma paz ímpar, uma certeza de saber que Deus esta olhando para mim com satisfação. Mas, quando parto para as lutas da vida, e' como se acordasse de um sonho maravilhoso para a realidade cruel de minhas tentações e frustacoes.
Paulo descreve esta luta da seguinte maneira: " Nao entendo o que faço. Pois nao faço o que desejo, mas o que odeio. E, se faço o que nao desejo admito que a Lei e' boa. Neste caso nao sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim, isto e' na minha carne. Porque tenho o desejo de realizar o que e' bom, mas nao consigo realiza-lo. Pois o que faço nao e' o bem que desejo, mas o mal que nao quero fazer , esse eu continuo fazendo. Ora, se faco o que nao quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro essa lei que atua em mim, quando quero fazer o bem, o mal esta junto a mim. No intimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus, mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que sou!! Quem me libertara do corpo sujeito a essa morte?
Esse parece ser o grito angustiante das pessoas. Querer Deus, viver feliz, construindo uma família feliz e, no entanto, agir de modo contrario a tudo que sabemos, trazendo dor e tristeza `as pessoas que mais amamos. Por que acontece isso ? Porque a partir do momento que nos entregamos a Deus, passamos a ser pessoas de duas naturezas. Por um lado, esta a natureza nova, de Cristo, que tenta assumir o controle da vida. Por outro, esta o cadáver da velha natureza, incomodando, perturbando e também tentando tomar o controle das decisões.

Existe luta na vida da pessoa que aceita Cristo, porque existe duas naturezas. Se só existisse uma, não haveria luta. Contra quem teria que pelejar ? Muitos não compreendem esse processo e por isso vivem angustiados, pensando que pelo fato de experimentarem luta dentro de si, nunca passam pela experiência da sinceridade de coração.

Você pode estar se perguntando: "Ate quando terei que experimentar esse conflito?" - a resposta e' : Ate a volta de Cristo. Paulo afirma: " Pois e' necessário que aquilo que e' corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que e' mortal se revista da imortalidade. Quando porem, o que 'e corruptível se revestir de incorruptibilidade, o que e' mortal se revestir de imortalidade, então se cumprira a palavra que esta escrita: " A morte foi destruída pela vitoria."
Então, sim Jesus Cristo erradicara definitivamente a natureza pecaminosa do ser humano. O profeta Naum declara: " O Senhor acabara com tudo... A tribulação não precisa vir uma segunda vez."

Paulo conta sua historia - " Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, para me atormentar. Tres vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim, mas Ele me disse: " A minha graça e' suficiente para você, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. Porque isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias. Pois, quando sou fraco e' que sou forte. "

Existem muitas pessoas derrotadas na vida espiritual, porque aceitam Jesus como seu Salvador, mas, nao como seu Sustentador, o Senhor de suas vidas. Quer dizer, aquele que o ajuda a andar diariamente e conservar-se firme em todas as fases da vida.


2 comentários:

  1. Oi Vera, bom dia, realmente até eu "viajo" no pensamento, crio pelo pensamento, e muito da vida se vai por aí, mas quando estou com a Bíblia aberta, lendo ou não - eu sou católico - não consigo viver esta maravilha que vives, ou por não entendê-la ou por não sentir como deveria.
    Quanto ao Christopher Reeve, realmente foi uma perda e tanto para o cinema, só não sabia que vivia seus dias no hospital, sei que ficou paraplégico, infelizmente, e infelizmente a medicina não avançou tanto como gostaria(mos).
    A imagem deste post é realmente maravilhosa, e passa uma paz e imensidão daquelas.
    É isto!
    Até mais, Mauro (Koisas e Coisas)

    ResponderExcluir
  2. Ola Mauro S , quando está fisicamente faminto, você come frutas, legumes, cereais, nozes, etc. Como você satisfaz a fome espiritual? Ou você só a ignora, esperando que as dores da fome desapareçam?

    A mente deve alimentar-se constantemente da Palavra, para que as defesas espirituais.

    DEUS É O AUTOR DA REVELAÇÃO E DE TODA VERDADEIRA CIÊNCIA. O estudo da Bíblia lança luz sobre a outra e, aumenta nosso conhecimento do próprio Criador.

    Obrigado, fiquei feliz com seu comentário. Estamos aqui para compartilhar nossos pensamentos.

    Cordiais saudações,

    sua amiga Vera Mattos

    ResponderExcluir