terça-feira, 10 de julho de 2012

O Segredo da Felicidade



Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará
.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.

Salmos 1:1-6


O Salmo 1 é muito importante, porque ele trata de um assunto da Bíblia que é a nossa felicidade.

A razão de ser de toda a Bíblia é a tua e a minha felicidade.

O Salmo 1 nos fala da felicidade, ao nos dar uma receita de como nos tornarmos felizes.

Porém quem é feliz ? - O Salmista diz que feliz é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Cita aqui três classes de pessoas das quais nós devemos afastar - ímpios (hebraico a palavra ímpio é "RESHA IM" - (traduzida por Lutero para o alemão como "GOTTLOSEN" -, ou sem Deus.
É sabido que muitas pessoas atravessam a vida sem Deus...
Não que Deus não lhes tenha cuidado, elas porém, não registram o cuidado de Deus, não cultivam sua acuidade espiritual, não revelam interesse pelas coisas espirituais. Seu egoismo e orgulho as fecham em si mesmas, ou seu ódio, luxúria, ambição e vaidade os prendem aos outros numa relação na qual Deus não tem lugar.

Outras seguem um caminho, aparentemente espiritual, são porém hipócritas, não cultivam o respeito a Deus que é "O princípio de toda a sabedoria." A palavra ímpio em Jó (15:34) é sinônimo de hipócrita. De tais pessoas quem deseja ser feliz, você e eu, não devemos aceitar conselho, nem transformá-los em nosso conselheiro, pois o salmista afirma que os felizes não andam segundo o conselho dos ímpios.

O segundo grupo contra o qual o salmista nos adverte, é o grupo dos pecadores.
O original hebraico, registra a palavra CHATTA-IM - radical "Chatta" - que quer dizer "errar o alvo." - Por ignorância ou por falta de fibra moral, aqueles que pecam, erram o alvo, e somos aconselhados a não nos deter no caminho daqueles que erram o alvo.
O caminho dos pecadores, geralmente é largo, fácil, espaçoso e muitos são os que andam nele, porem este caminho, segundo Cristo Jesus, conduz a perdição. ( S.Mateus 7:13)

"Não conhecem o caminho da paz, nem há juízo nos seus passos - suas veredas tortuosas as fizeram para si mesmos; todo aquele que anda por eles não tem conhecimento da paz."
(Isaías 59:8)
Finalmente, Jesus se intitulou o caminho a verdade e a vida (S. João 14:6), para aqueles que realmente desejam ser felizes.
Mas que há de mal em nos deter com aqueles que "erram o alvo"?
Queira ou não, se você se detém o tempo suficiente com pessoas erradas você perderá a acuidade para o que é certo...
Quando todos atiram para o alvo e erram, eu não sinto nenhum constrangimento em errar também, nem sinto emulação para acertar.
Por isso o salmista afirma que felizes são os que não se demoram junto aos errados.

A terceira classe citada pelo salmista é a dos escarnecedores.
O salmista afirma que o homem que deseja ser feliz não será encontrado na companhia daqueles que tendo deliberadamente escolhido o mal, se comprazem em transmitir sua influência negativa aos outros.
A Bíblia condena severamente o escárnio e os escarnecedores.
Salomão afirma que o escarnecedor é abominável até aos homens (Provérbios 24:9). As palavras dos apóstolos lembra que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo suas ímpias concupiscência, e Salomão culmina a condenação ao escárnio afirmando que Deus "fere o escarnecedor"(Prov. 19:25), sim, "certamente escarnecerá dos escarnecedores."(Prov.3:34)
Portanto, tem razão o salmista quando afirma que aquele que deseja ser feliz não deve assentar-se na roda dos escarnecedores.
Interessante também a progressão dos verbos: andar, deter-se e assentar.
Estes três verbos apresentam uma ordem crescente ou sucessivos passos em direção ao fracasso e à ruína.
1. Andar em direção com os alienados de Deus, adaptando-se aos costumes;
2. Parar para associar-se com os rebeldes e imersos na transgressão, brincando com a tentação;
3. Ligar-se, atrevida e definitivamente aos pecadores contestadores, arrogantes e irreverentes, volvendo as costas para a luz.

Porque Deus conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios perecerá.

Que Deus possa conhecer e conduzir nosso caminho e conceder-nos a felicidade neste mundo e no além.



0 comentários:

Postar um comentário