quinta-feira, 26 de julho de 2012

A felicidade existe.



A grande dificuldade com que nos deparamos frente às encruzilhadas da vida, é sabermos qual o caminho que conduz à felicidade. Todos queremos transitar pelos caminhos suaves e floridos que conduzem a esse reino maravilhoso - o reino da felicidade.
Mas alguém, profundo conhecedor dos segredos da vida, aconselha-nos "que o êxito é uma viagem, não um destino. A felicidade tem que ser encontrada ao longo do caminho, não no fim da estrada, pois então a viagem estará terminada e será tarde demais.
O tempo da felicidade é o dia de hoje, não o de amanhã."
Convém pararmos nossa caminhada, por alguns momentos, em busca da felicidade, pois na verdade ela "tem que ser encontrada ao longo do caminho..." e é tão comum esperarmos encontrá-la..."no fim da estrada..."
Dada a concepção errônea que muitos têm sobre a felicidade, é tão comum encontrarmos pessoas que após buscá-la terminam decepcionados, vendo que todo o esforço foi infrutífero. Caminharam enfrentando todas as espécies de dificuldades, na esperança de encontrar a felicidade ali, depois, amanhã, ou quando ?...
"O tempo da felicidade é o dia de hoje."
Na medida em que viajamos pela estrada da vida, podemos experimentar a felicidade.
Não é novidade alguma afirmarmos que levamos a felicidade conosco. Somos portadores da felicidade. Depende, para desfrutá-la de cada um. Assim, nas estradas da vida, podemos viver momentos felizes, ora aqui, ora ali, um dia sim, e o que é tão comum, outro dia não.
O que não podemos é nos iludir com a felicidade, imaginando que um dia seremos mais felizes.
Quando... quando... quando
Na verdade esse dia nunca chega. Não podemos procurar a felicidade no futuro. Ela não está na nossa frente. Ela está ao nosso lado.
Não vamos perder nosso tempo procurando a felicidade pelos caminhos da vida. É bem possível que não a achemos. Conhecemos pessoas que percorreram o mundo inteiro à procura da felicidade. Seus olhos apreciaram as maravilhas da natureza, mas esses mesmos olhos viram também o ódio e as injustiças, e acabaram não encontrando a felicidade.
Mas essas mesmas pessoas, viveram momentos felizes na realização de tarefas em sua própria terra. Encontraram a felicidade nos caminhos que não lhes eram estranhos.
Muitas vezes temos que voltar atrás para encontrar a felicidade, ainda mais quando nos iludimos que ela está à nossa frente.
A felicidade existe. Para encontrá-la depende das nossas realizações nos caminhos da vida. Stephen Grellet, há mais de um século escrevia: "espero passar por este mundo apenas uma vez. Portanto, todo bem que me for possível demonstrar a qualquer dos meus semelhantes, seja-me permitido fazê-lo hoje. Não permiti que o adie ou negligencie, pois não passarei de novo por este caminho."
Aqui transita a felicidade.
Percorra-a para encontrá-la.
E, achando-a, conviva com ela.

0 comentários:

Postar um comentário