terça-feira, 17 de abril de 2012

Relacionamento.


Se você me pergunta o que é a maior missão e o maior desafio na vida de todos os seres humanos eu diria que são os relacionamentos.

Tudo que fazemos e vivenciamos na vida, fazemos e vivenciamos através dos relacionamentos. Relacionamos com tudo e todos em nossa vida.

Neste momento você está se relacionando com o espaço, sala, quarto, carro, etc. Onde for que você esteja você está se relacionando com o seu pensamento, seu corpo, sua respiração, sua casa, seu cidade, seu país, o mundo, trabalho etc.. Você se relaciona com tudo na sua vida, absolutamente tudo.

O que define a sua vida é o seu relacionamento com tudo.

A pergunta é como que você está se relacionando com a vida, com você mesmo, com a sua família, amigos, parentes, namorada(o), marido, esposa, dinheiro, trabalho, saúde etc?

Relacionamento é tudo. Do seu mundo interno para o seu mundo externo. Você encontra a resposta para a pergunta sobre quem você é quando você começa a perceber e observar o seu relacionamento com você mesmo.

No mundo de hoje é muito comum ouvir as pessoas dizerem “Eu não tenho tempo nem pra mim” Isto é o que eu chamo de ignorância do ser, ou seja, o ato de ignorar você mesmo.

Você é tudo que você tem pra vivenciar esta experiência chamada vida. Você sabia que não há nada mais importante neste mundo que o relacionamento de você com você mesmo? Pois a sua experiência do mundo depende exatamente deste relacionamento.

Muitas pessoas têm dificuldade com todos os tipos de relacionamento. A maioria se sente sozinho e está em busca de um companheiro ou companheira. O problema é que não há como se relacionar bem com os outros sem primeiramente aprender a se relacionar bem consigo mesmo.

Por isto a importância de refletir sobre o relacionamento com você mesmo. A chave para o bem-estar em relacionamento com tudo na vida está no relacionamento com você mesmo.

Percebo que na maioria das vezes o que você cobra dos outros no relacionamento é o que você não dá para você mesmo. Sentindo a falta de seja lá o que for, você cobra isso dos outros. Muitas pessoas cobram atenção, carinho, amor e companhia, se esquecendo de dar o mesmo, e quando não recebem o que eles cobram dos outros ficam tristes e às vezes com raiva.

Muitas pessoas, por falta de um bom relacionamento consigo mesmo sentem solidão, vazio e tristeza.

Saiba que você emana para os outros e para o mundo a sua realidade interna que é totalmente baseada no relacionamento que você tem com você mesmo? Ninguém vai te respeitar se você não se respeita, ninguém vai te amar se você não se ama.

Ai eu pergunto: “Quem passa a maior parte do tempo da sua vida com você?”. A resposta é: você mesmo! Então comece a cultivar o hábito de curtir a sua própria companhia, conversar amorosamente com você mesmo, declarar aceitação e amor por você mesmo, rir de você mesmo, respeitar a si mesmo, levar a vida mais leve e mais solta, e rapidamente os outros irão perceber que você está bem consigo e com a vida.

Daí todos irão começar a disputar a sua companhia e atenção. O amor, carinho e atenção que você dá pra você mesmo é justamente o que atrai a atenção e amor dos outros em sua vida. Ninguém quer estar na companhia de alguém que expressa uma realidade interna de auto-piedade, falta de aceitação, falta de amor e respeito por si próprio.

Lembre-se que a sua vida não se trata do que os outros pensam e falam de você. A sua vida se trata do que você pensa e fala de você mesmo. Isto é o que define o seu relacionamento com você mesmo. Um bom relacionamento com tudo e todos começa com um bom relacionamento com você mesmo.

Relacionamento de você com você mesmo.


Perceba que o relacionamento que você tem com você mesmo depende totalmente do que você acredita sobre você. Infelizmente a nossa existência é rodeada de camadas de mentiras que afetam todos os aspectos da nossa vida.

Desde a infância você ouviu dos seus pais, parentes, amigos e colegas muitas coisas sobre você, sendo que a maioria das coisas que pessoas falam de você são projeções da própria realidade e das crenças deles.

Os medos, inseguranças e muitas outras coisas que você sente e acredita sobre você não são na verdade da sua essência, são da mentira emocional dos outros. Ao acreditar nessas mentiras elas se tornam suas verdades e passam a afetar tudo na sua vida.

Isto é a base do relacionamento de você com você mesmo, como também é a base do relacionamento com tudo e todos na sua vida.

Para ser bem mais claro: o que é o relacionamento de você com você mesmo? A resposta é: seus pensamentos sobre você, suas palavras, crenças e atitudes com você mesmo. Quando seus pensamentos, crenças e atitudes dependem da aprovação dos outros, você não consegue ser você, você não consegue expressar a sua verdade emocional, e saiba que a sua verdade emocional é a sua vida.

Para serem aceitas, aprovadas e amadas, muitas pessoas colocam toda atenção no relacionamento com a família, marido, esposa, companheiro/a, amigos, de forma errada, tentando viver as realidades dos outros e esquecendo de si mesmo. Isso é um dos maiores motivos da infelicidade na vida.

Mahatma Ghandi falava:“Seja você a mudança que você quer no mundo”. Eu acredito que Deus faz para nós o que é possível fazer através de nós. Você é o centro do seu mundo e a sua vida e todas as suas experiências são projeções do seu mundo interior.

Se você quer mesmo mudar seus relacionamentos com todos na sua vida, comece com você mesmo! Converse amorosamente com você mesmo, declare aceitação e amor por você mesmo, ria de você mesmo, respeite você, leve a vida mais leve e mais solta, e rapidamente os outros vão perceber que você está bem com você e com a vida.

Daí todos irão começar a disputar a sua companhia e atenção. O amor, carinho e atenção que você dá para você mesmo é justamente o que atrai a atenção e amor dos outros em sua vida.

Precisamos entender que o relacionamento não se limita as pessoas. Relacionamento é algo bem mais amplo: você se relaciona com tudo que você pode ver, tocar, sentir e pensar, começando com seus pensamentos, sentimentos, seu corpo, cabelo, roupas etc. Você convive 24 horas com o seu corpo, você interage com o mundo físico através do seu corpo, então perceba que é mais fácil viver e interagir com o mundo físico se você tem um bom relacionamento com seu corpo.

A nossa sociedade cria e vende muito bem os conceitos do corpo, cabelos e roupas perfeitas e quando você não se enquadra nesses conceitos, você entra em crise de relacionamento com o seu corpo. Muitas pessoas têm péssimo relacionamento com a casa, a cidade e o país onde moram. Muitas estão em crise com o trabalho e com as atividades que exercitam.

Em todos os relacionamentos, o que buscamos é amar e sermos amados. Você quer amar o seu corpo, seu cabelo, família, amigos, companheiros, você quer amar seu trabalho e suas atividades. O problema é que você quer amar todos dentro de um padrão de crença e realidade que na maioria das vezes são as realidades dos outros. Você olha para suas roupas, cabelos, casa, família e trabalho com insatisfação porque não estão dentro dos padrões que alguém definiu.

O relacionamento com o mundo começa com a sua aprovação. Olhe bem para o seu corpo, perceba que ele é único, não existe outro como seu, e emane pensamentos de amor e aceitação para o seu corpo. Olhe bem para sua casa, ela é o que você tem hoje, ela é o seu abrigo, e seja grato e emane aceitação e gratidão para todos os cantos e mobílias da sua casa. Olhe bem para sua família, seus amigos e saiba que todos estão na sua vida por motivos além da sua compreensão, e emane pensamentos de amor, aceitação e gratidão para todos.

Olhe bem para o seu trabalho e saiba que todos os trabalhos e experiências que você já passou ou está passando, são experiências válidas, mesmo que às vezes não sejam emocionalmente ou fisicamente confortáveis, e emane sentimentos de amor, aceitação e gratidão para o seu trabalho e suas atividades.

Esteja sempre aberto para receber e reconhecer as pequenas e grandes coisas que vem ao seu caminho com gratidão, mesmo quando não estão dentro das expectativas que você considera positivas. Também procure dar seu tempo, carinho, palavra, apoio, talento, recursos, etc. para alguém que está precisando de ajuda, sem esperar nada em retorno desta pessoa.

Durante a vida recebemos tantas coisas simples e importantes, como o próprio ar que respiramos livremente, e não damos o devido valor, como nossa saúde, a água, comida, casa, amigos, família e trabalho. Então vamos começar a exercitar a maior missão da nossa existência, que é o amor expressado através dos relacionamentos.

0 comentários:

Postar um comentário