quarta-feira, 4 de abril de 2012

Ambição



Se sugeríssemos a cada um que se satisfaça com aquilo que tem, não estaríamos sendo sinceros. E ainda mais, estaríamos sonhando com um mundo utópico, estaríamos querendo um outro mundo. Isto porque achamos que a ambição comedida é louvável. É ela que nos impulsiona a grandes realizações. Mas somos levados também a reconhecer que não podemos desejar mais do que aquilo que podemos atingir e que, a ambição, só é meritória, quando acompanhada da vontade de fazer os outros felizes. O amor nos faz contentes. O que vive tão somente para si, está sempre descontente consigo e com os outros.

Neste mundo competitivo o número dos descontentes é bem maior. As dificuldades e desigualdades da vida contribuem para a formação dos insatisfeitos, com tudo e com todos. Mas ambição desmedida também. É comum fazermos uma comparação com aquilo que nos falta.

O grande segredo para alcançarmos o contentamento é não sermos envolvidos pelo que nos falta. O contentamento está diretamente ligado áquilo que temos e não à dependência daquilo que poderemos alcançar.

Sêneca aconselhava: "Desfrutemos do que possuímos sem jamais fazer comparações; nunca haverá felicidade para o homem a quem atormenta o desejo de outra maior."

Vemos olhar para os que são menos afortunados do que nós, e jamais procuremos traçar paralelos com os que possuem mais. Se desejamos pouco, basta pouco, porém tenhamos certeza desta assertiva "não basta muito a quem deseja muito."

Para que haja contentamento em nosso viver, precisamos de muito pouco. Saibamos buscar satisfação nos incontáveis benefícios da vida e nas belezas criadas do mundo.

Tenhamos o cuidado em não sermos envolvidos pelo desejo de buscar o que nunca vamos alcançar.

A escravidão que sobrevém aos eternos descontentes não receberá libertação. Grande verdade esta contida nessa afirmação: " Fortifica-te com o contentamento, que é uma fortaleza inexpugnável."

Só convém ambicionarmos aquilo que podemos alcançar. Dosemos nossas ambições, para que não vivamos em busca de ambições desmedidas e impossíveis.

0 comentários:

Postar um comentário