segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Voo da Águia


Existe alguma coisa especial em relação à águia que a faz respeitada pelas nações, com sua imagem reproduzida em moedas, símbolos e bandeiras. Ela me fascina. Majestosa em sua aparência, rainha do céu, dona do seu domínio, e aquele olhar avistando com clareza tudo o que está ao seu alcance.
Há várias características que fazem da águia uma ave diferente das demais.
Os pássaros, em geral, escolhem seu rumo, voam por instinto, mas veem apenas o que está na proximidade deles. As águias, por sua vez, podem ver oito quilômetros à frente. Sabem para onde estão indo, determinam aonde querem chegar, sem se deixar desviar, nem desistir. Quando uma tempestade se aproxima, a águia se sente desafiada e sobe acima das nuvens, sobrevoando seu território, abandonando seu posto somente se estiver gravemente ferida.
O poeta Carl Sandburg descreve muito bem a condição humana numa metáfora, dizendo: "Há uma águia dentro de mim querendo voar, e há um hipopótamo dentro de mim querendo chafurdar na lama."
E você pretende ficar atolado, preso, chafurdando na lama? Ou a águia irá prevalecer, aceitando desafios e determinando aonde quer chegar, custe o que custar? O que você precisa para deixar de ser hipopótamo? O que você tem que pode torná-lo como a águia? Quem vai prevalecer dentro de você?
A águia ou o hipopótamo?

Um comentário:

  1. Olá Vera, desejo que tudo esteja bem contigo!
    Algumas vezes me bate uma dúvida. Atualmente todos querem ser águia. O problema está em pensar que por ser águia, seja invencível. Até mesmo as águias precisam descansar as asas e neste momento pode tornar-se um poderoso hipopótamo, que diferente de outros seres, sabe muito bem sair de um atoleiro, com sua força aliada ao jeito todo seu!
    Sendo assim não me importo de ser na maior parte um simples e atolado hipopótamo, pois como dizem há sol pra todos!
    Bela postagem Vera, deveras reflexões. Como sempre aqui no seu cantinho!
    Desejo a você e todos ao redor infinita felicidade, obrigado pela amizade, abraços e até mais!

    ResponderExcluir