sábado, 12 de fevereiro de 2011

MODO DE VER OS FATOS



A SALVAÇÃO E O MODO DE VER OS FATOS

ABRAHAM SHAPIRO

Um peixe foi colocado por cientistas num aquário com muita comida à sua volta. Depois de se acostumar com este ambiente, os pesquisadores colocaram um vidro separando-o do alimento. Assim, quando sentia fome, ele tentava comer, mas batia com a cabeça no vidro de separação.

O peixinho buscava comida com intensidade cada vez maior, até que desistiu e parou de se alimentar.

Foi então, que os cientistas retiraram a separação de vidro. Agora, havia alimento de sobra novamente. Mas sabe o que? O peixe achava que iria levar pancadas na cabeça e, por isso, não comia. Acabou morrendo de fome num ambiente farto da melhor comida de que ele tanto gostava.

Conosco também pode ser assim. Dependendo de como estamos, percebemos uma realidade boa como se fosse ruim, e vice-versa.

Nas duas situações da pesquisa, o peixe atuou conforme ele percebia a realidade, e não como a realidade verdadeiramente era.

Na vida, os fatos são a realidade objetiva. Mas o modo como os encaramos é sempre subjetivo, isto é, depende da nossa interpretação.

Provavelmente o que você está sentindo agora seja o resultado de uma experiência parecida à que ocorreu com aquele peixe. Depende de você aceitá-la e se perder, ou mudar sua percepção e sair-se vitorioso.

0 comentários:

Postar um comentário