sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Poeta chileno Pablo Neruda


Que o poeta chileno Pablo Neruda, merecidíssimo ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1971, foi um dos maiores nomes da literatura mundial é algo indiscutível. Ele foi um poeta ímpar, à frente de seu tempo.

A morte de Pablo em 1973 deixou uma lacuna no mundo literário que jamais será preenchida. Sorte que o indescritível poeta nos legou um sem-número de escritos e poesias, para consolar-nos da falta que ele faz.

Além dos escritos de cunho político e social e poesias engajadas na causa da liberdade, suas poesias românticas também são muito famosas, sendo certo que a musa inspiradora do gênio era sua amada Matilde.

Pablo Neruda é o pseudônimo adotado por Ricardo Eliecer Neftalí Reyes Basoalto, nascido em 12 de julho de 1904 em Parral, povoado da zona central do Chile e falecido em 23 de setembro de 1973.

Desde cedo, Neruda participou de movimentos políticos estudantis, o que o levou a seguir carreira diplomática. Muitas de suas poesias abordavam temas líricos como o amor, a mulher amada etc e outras tinham cunho político, tendo em vista sua ativa participação na política. Fez muitos versos com características épicas também.

Em decorrência de sua atuação na política foi nomeado senador e teve muitos inimigos, chegando mesmo a ser exilado na Europa em razão de seus discursos inflamados contra o governo.

Neruda foi um dos maiores poetas chilenos contemporâneos e influenciou muitos escritores. Em 1971 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, além do Prêmio Nobel da Paz. Sua obra é vasta e merece ser lida e relida.

0 comentários:

Postar um comentário