terça-feira, 5 de outubro de 2010

A vida se move


A vida é como jogar uma bola contra a parede. Se uma bola verde é produzido, torna-se verde. Se você jogar uma bola azul, ela fica azul. Se a bola é tocada ao abrigo, ela se tornará fraca. Se a bola for jogada com força, voltará com força. Então, eu nunca "jogue uma bola na vida", não tão dispostos a recebê-la. A vida não dá nem empresta. Também não é movido à piedade. Tudo que faz é retribuir e transferir do que oferecemos. (Albert Einstein)


Peço, em sã consciência, atearam fogo ao seu corpo? Se você não se sentir separado do fogo, outros jogando com alguém que está dormindo em um banco?


E se você se sente, não separado da natureza, você fede, que iria destruir os ecossistemas, com uma pré-visualização da neurose compulsiva, que foi elogiado no século passado por Comte e agora vi o lado escuro do progresso a qualquer custo, o progresso o custo do desastre? É a natureza sofre, separado dela, não sente?


Não há dúvida. Nos últimos séculos, foram investidos, de forma unilateral no mundo da matéria, e os frutos são notáveis, sintetizados na tecnociência maravilhosa para nós. A tragédia, porém, é que não houve praticamente nenhum investimento significativo no mundo da subjetividade, da alma, a ética, a consciência, a essência.


O resultado é a triste notícia de cada dia de escalada de violência e de guerras intermináveis, a exclusão de um mais desumanos e fome, por uma minoria, ela está apavorada, a extinção maciça de espécies, a colisão com o Homem natureza e todos os tipos de aplicações tecnológicas irresponsáveis.



Investimento maciço em seres humanos é a única estratégia que pode permitir a perpetuação, com qualidade e dignidade de nossa espécie. Velhas e esquecidas as lições: como ganhar o mundo inteiro e perder sua alma, se perder, se você esqueceu o que é que faz você? Felizmente, a crise é também oportunidade de aprender. Eu gosto de confiar nos seres humanos.

0 comentários:

Postar um comentário