quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O poder do pensamento


O homem se distingue de outros seres pelas faculdades superiores. Dentre elas, a capacidade de pensar. Considero a mais bela de todas as faculdades. Todos têm condição de desenvolvê-la, se bem que em níveis diferentes. Tanto é que uns pensam mais que os outros. Porém todos nós pensamos. Pensamos, coisas que nos trazem alegrias, e outras nos causam tristezas. Se alimentarmos a nossa mente com bons pensamentos, nós seremos beneficiados por eles. O pensamento tem força, tem poder. Não é mais que um sopro, dizia Victor Hugo, referindo-se ao pensamento, mas esse sopro remove o mundo.
É através de nossos pensamentos que criamos a beleza da vida, defendemos a justiça e procuramos alcançar a felicidade. O pensamento desempenha um papel importantíssimo no destino de cada ser humano.
Na opinião de Montegazza, "o pensamento é um instrumento, que tanto pode servir para dirigir a mão de assassino como a do herói."
É necessário policiar os pensamentos, pois o comportamento do homem é reflexo daquilo que ele pensa. Ninguém constrói nada de duradouro, sem que antes tenha pensado. A nossa atitude mental é o fator que determina o nosso destino.
G. B. Shaw dizia que: "imaginamos o que desejamos, queremos o que imaginamos; e, finalmente, criamos o que queremos.
Devemos pensar grande.
Se o nosso futuro depende do que pensamos hoje, é indispensável que procuremos, pensar bem agora. A capacidade de pensar deve ser exercitada, e seja uma fonte de pensamentos positivos.
Com a força do pensamento, suscitemos condições favoráveis à superação das dificuldades, e com altivez do otimista, lancemos um olhar de esperança no futuro que se avizinha.
Portanto, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8

0 comentários:

Postar um comentário