quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mecanismo maravilhoso é o corpo humano.


Que mecanismo maravilhoso é o corpo humano.
Ninguém ignora que a sua constituição nada mais é do que uma combinação de produtos químicos.
Os seus mais simples elementos, contém oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, sal, açúcar, enxofre, cloreto, ferro e magnésio. Alguns entendido, tiveram o cuidado de tomar um homem de 65 quilos, transformando essa matéria prima, concluindo que temos grafite suficiente para fabricar 9.360 lápis, 75 velas, fósforos para 100.000 palitos, um pedaço de sabão, um quilo de açúcar, um punhado de sal e uma série menor de outros produtos.
Esse pacote humano, formado de produtos químicos, é uma máquina maravilhosa, que tem vida e capacidade de pensar. Por mera curiosidade, vamos remover de leve, os segredos dessa maravilhosa máquina humana, falando dos seus 214 ossos, dos 500 músculos, firmes e elásticos, sempre dispostos a cumprir ordens emanadas de outros órgãos. O que dizer do coração, em cada 24 horas bate 103.000 vezes, e cada uma dessas batidas, impulsiona 170 gramas de sangue, o que equivale dizer, que circula nada mais do que 17.510 quilos de sangue. E o cérebro ? Toma simples sensações e as transforma em pensamentos. Para Platão "o corpo é uma lira cuja harmonia é o espírito."
O homem , apesar de toda inteligência, e tecnologia, ainda não descobriu, um maquinismo tão perfeito e harmônico como o que se constitui o corpo humano.
A Vida é um bem de inestimável valor. Nascemos, crescemos, pensamos, agimos, amamos. Vamos cuidar deste maquinismo que a sustenta tenha um funcionamento perfeito. Já dizia o poeta latino Juvenal, em seu célebre provérbio ''mens sana in corpore sano''.

0 comentários:

Postar um comentário