sábado, 18 de setembro de 2010

O Retorno da Mosca, ela sabe tudo!


A atitude de achar que sabe tudo, é bem típica nossa, pobres e teimosos seres humanos. O problema é, que quando achamos isto, nos fechamos para novo aprendizado.
Um amigo contou-me uma história fantástica. Ah! Esta história ensinou um lição valiosa!
Por certo, você ouviu das duas moscas que caíram numa vasilha de leite. Uma delas era muito forte, e assim, que caiu nadou até a borda e ficou tentando sair, mas a superfície era muito lisa e não conseguia. Logo achou que não tinha jeito, desanimou, afundou, e como diz o humorista "Nerso da Capitinga", "mórréu".
A outra mosca não era tão forte, mas era muito determinada. Enquanto a colega afundava, ela continuou se debatendo, e se debatendo mais, e mais, até que, de tanto debater-se, o leite ao seu redor foi se transformando em manteiga. Subindo na manteiga, a mosquinha conseguiu levantar vôo e sair dali.
Pois é. Esta parte a gente conhece como ilustração do valor da persistência nas atitudes da vida. O que eu não conhecia era a segunda parte, vamos chamar: " O retorno da mosca."
É que algum tempo depois, a valente mosca, caiu outra vez na vasilha. Acontece que agora, ela já sabia o que fazer, já sabia tudo. A experiência havia lhe ensinado, e ela não morreria como a sua companheira. Por isso, começou a debater-se para que o leite se transformasse em manteiga.
Logo depois, outra mosca pousou na borda da vasilha, e, vendo a aflição da parente, gritou:
- Olha, tem um canudo ali. Nade até ele e suba pelo canudo!
A outra pensou: "Subir pelo canudo! Quem pensa que é? O que ela sabe acerca de leite que vira manteiga? Eu já tenho experiência, já sei tudo deste negócio." E continuou a debater-se, até que, sem força, afundou numa vasilha cheia ...de água!
Ai, ai...dizemos nós!
Mas, o fato é que passamos por este drama muitas vezes na vida. Nossa atitude de quem sabe tudo nos cega. Como diz um consultor "neurose é fazer sempre a mesma coisa e esperar obter resultados diferentes".
Acorde, meu amigo! Joel Borker, em sua palestra "A Questão dos Paradigmas", nos lembra que " quando o paradigma muda, tudo volta a zero. O seu sucesso passado não garante nada".
Talvez neste momento você esteja se debatendo numa vasilha cheia de água e achando que é leite, e que vai se transformar em manteiga. Talvez seja a hora de lembrar da propaganda da Globo: " invente, tente, faça algo diferente". Esteja disposto a nadar até o canudo, ao invés de morrer na velha teimosia de quem sabe tudo.

3 comentários:

  1. Lindo o texto Vera!! Amei =)
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Bom dia , Vera!

    Excelente post, e o blog então, melhor ainda!

    O mal daqueles que acham conhecer tudo, se torna na verdadeira derrota para ele mesmo!
    Hoje, bem como antes!! Vamos ter sempre o que aprender... O novo sempre vai nos surpreender diante do passado, e presente em cada dia de nossas vidas...
    Não ver aos 360 graus ao seu redor, e não rever seus próprios conceitos sobre que você já viveu antes.

    Bela matéria Vera!

    Um lindo domingo pra Ti, cheio de paz e felicidade em seu coração..

    Bjs

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Entrei no seu blog pra conhecer (adorei e já me tornei seguidora!) e gostaria que vc conhecesse o meu: www.dicasesuor.blogspot.com

    Bjo

    ResponderExcluir