sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Inconstância






“Nós”, dizia Nietzsche, “não conhecemos a nós próprios. Somos de nós mesmos desconhecidos”

Pessoas que numa hora são gentis e educadas e que em outra, agem com arrogância e grosseria, despejando impropérios contra quem, geralmente, não tem participação, ou melhor, culpa dos problemas da mesma, que age de tal forma, ferindo as pessoas que outrora se aproximavam.

Desenvolvemos uma personalidade com traços de “psicopatia”, sendo que o psicopata é aquele que comete uma atrocidade sem sentir remorso, nem mesmo após o ato. Frequentemente magoamos as pessoas que não nos fazem mal, e simplesmente conseguimos ter um dia livre de preocupação, agindo como se nada tivesse acontecido, ou seja, sem “sentir remorso”.

A inconstância torna o ser humano escravo das emoções, que eu considero como barreiras no desenvolvimento da psique e do intelecto e que também afetam aqueles que nos cercam, sendo elas: sofrimento; medo; ansiedade; tristeza; culpa e por fim, raiva.

Cumprimentamos as pessoas que convivemos com um caloroso “bom dia!”, mas no decorrer do dia a indisposição nos furta e revelamos nosso lado “selvagem” tratando-as com desprezo e desdém, dando muitas vezes respostas imerecidas, ou as famosas “patadas”.

A prudência já não faz mais parte do currículo do ser humano.

A Prudência, a Temperança, a Fortaleza e a Justiça - se dissolverem como uma nuvem que apenas “promete” chuva, mas não a derrama sobre a Terra.


Um grande filósofo, disse: “As mulheres tem cabelos longos e idéias curtas”


Será que perdemos as noções de valores?


C.S Lewis, escreveu em Cristianismo Puro e Simples: “Não perca tempo em se preocupar se “ama” o seu próximo; aja como se amasse”.


É possível que a inconstância imprima características do TPL (Transtorno de Personalidade Limítrofe), que também é conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline, (TPB), nas pessoas inconstantes. Esse transtorno de personalidade é caracterizado por desregulação emocional, raciocínio “8 ou 80”.


Pessoas que possuem o TPL são intensos, mas muito caóticos, com tendência a terminar abruptamente um relacionamento de forma explosiva, pois eles são marcados por períodos de grande idealização e grande desvalorização causados por medo excessivo de abandono, esforços exagerados para evitar a perda.


A biografia de pessoas como Marthin Luther King, Alexandre O grande, Abraham Lincoln, Malcom X, Cheguevara, Mahatma Gandhi, Lenon, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, entre outros? Porque foram pessoas que tiveram um objetivo firme e buscaram a realização de um sonho com perseverança.


Tenho certeza de que tiveram momentos de dúvidas, mas a dúvida foi apenas uma nuvem que regou a fé que era tão pequena quanto um grão de mostarda, e a fez crescer, florescer e trazer os frutos tão esperados, porque a fé é tão somente a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que, por enquanto, não se vêem.


Nós os responsáveis pela situação atual que nos encontramos. O gerenciamento das nossas ações e pensamentos nos levará à qualidade em nossos relacionamentos e nos proporcionará uma cura emocional, se a ele adicionarmos os frutos do Espírito Santo, a perseverança e a força de vontade, e ainda, nos levará a equipar nossa mente com um ânimo encorajador e a saborear as deliciosas vitórias propostas pela constância.


D G Silva



0 comentários:

Postar um comentário