segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EVITE DISCURSOS TOLOS



A pessoa ofendida resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo. Prov. 18:19.

“É mais difícil ganhar de novo a amizade de um amigo ofendido do que conquistar uma fortaleza; as discussões estragam as amizades.”

A vida pode ser fácil. Nós, seres humanos, a complicamos. Se você fizer um levantamento e análise das últimas 25 discussões que teve no trabalho, em casa, na escola ou na rua, verá que a maioria poderia ter sido evitada. O conselho é: não discuta por motivos banais, não perca amizades valiosas por dizer palavras agressivas num momento de raiva. Controle sua mente, seu coração e sua boca e você será mais feliz. Você pode destruir a amizade de toda uma vida num instante. Recuperá-la será difícil.

Faça de hoje um dia de decisões sábias e ações produtivas. Cuide de sua mente, de seu coração e cuide também de suas palavras. Valorize as amizades, não as desperdice por causa de discussões tolas. Se por algum motivo você sentir-se derrotado, levante a cabeça, segure o braço poderoso do Pai e continue em frente. Só é realmente derrotado quem pára de lutar. Ah, e não se esqueça: “A pessoa ofendida resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo.”

2 comentários:

  1. bom esse texto, Vera. Não vale a pena a gente se desgastar com discussões, tentativas de provar que é o certo, que é o bom.

    A gente complica mesmo, põe briga e dificuldade aonde não tem.

    bjs e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera Mattos,

    Como é bom passar por aqui e aprender(?) algo de útil para uma vivência saudável entre os Povos!

    Tem coisas que nós fazemos e podemos mais tarde tentar reparar.

    Tem outras que não!

    E a Palavra dita, é como uma pedra lançada, jamais pode ser travada!!!

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderExcluir