terça-feira, 28 de setembro de 2010

Traição


Estava escutando, não há muito, uma entrevista de Mirian Goldenberg na rádio CBN. Trata-se de uma conceituada antropóloga que escreveu o livro “Por que Homens e Mulheres Traem?”, que foi lançado mês passado. Dentre seus comentários, teve um que me chamou muito a atenção. Um grande número de mulheres não trai com outro homem, mas traem com a melhor amiga. O motivo: Elas querem alguém que ouça seus problemas e lhes dê a atenção que falta em seu companheiro. Vejam que intrigante paradoxo: As pessoas traem, mas consideram a fidelidade o principal valor para um casamento feliz.

O motivo dos homens traírem suas mulheres é em sua maioria por atração física. Em suma, querem provar a si mesmos que são capazes de conquistar uma outra mulher. Uma momentânea “massagem” no ego. Mas como disse Celso Marzano, eles gostam daquela mulher que vibra tanto com uma singela rosa quanto com um colar de diamantes; que quando doente, não se afasta de seu leito; que quando ele não está, é mãe, pai e chefe de família sem perder a feminilidade; que quando ele encontra-se indisposto, faz-lhe uma massagem e toma-o no colo; que diz que ele é o melhor amante do mundo, e que de todos os homens da Terra, é o mais viril. Para os homens fiéis, a principal motivação para ser exclusivo à uma mulher, é que a esposa ou namorada seja alguém companheira, parceira, esposa e amante.

No mundo feminino, o principal motivo é a pouca compreensão por parte do parceiro: Mulheres querem ser “as especiais”, únicas, desejadas, amadas. Afinal de contas, elas sempre se queixam de serem desvalorizadas por homens que julgam não tratá-la como merecem.

No entanto, irei discorrer de uma citação de Osho: Há apenas uma traição e ela consiste em trair sua própria vida. Não há outra traição. Se você continuar a viver com um cônjuge resmungão, possessivo, sem qualquer amor, você estará destruindo suas próprias oportunidades.

Permaneça fiel a si mesmo – essa é a única fé necessária – e tudo estará bem.

Observei que ele realmente tem razão! Afinal de contas existe alguma outra traição do que ir contra aquilo que você sente e pensa? Porque mesmo alimentando tantos antagonismos, dores, lágrimas e sofrimentos, continuamos insistindo no mesmo relacionamento tóxico que tanto nos faz mal?

Vale lembrar que, para que não haja traição, deve haver acima de tudo carinho, desejo, respeito, sinceridade, afeto e atenção por parte dos casais, e não haverá outra forma de manter um relacionamento saudável se não existir um diálogo devidamente aberto e verdadeiro por parte das duas entidades.

Algo que aumenta ainda mais o número de casos de traição é a crise social existente atualmente. Falar sobre traição, sexo, relacionamentos e amor é um tabu hoje em dia. A repressão é tão grande que, quando mencionamos esse tipo de assunto, imediatamente surge o temor de sermos ridicularizados ou reprimidos. Como nada pode ser reprimido, a manifestação dessa situação se revela em inúmeros problemas no qual o stress, depressão e baixa estima se tornam, não a causa, mas em um sintoma dessa degradante e grave realidade.

Observando tudo isso, é notório que fidelidade é algo que vai muito além de uma traição. Ser fiel é ser verdadeiro com os sentimentos, ser cúmplice em momentos difíceis, viver ao máximo as alegrias e aprender a aceitar e aprender com as tristezas e, acima de tudo, aceitar tudo aquilo que “é”. Mais importante do que ser fiel à sua parceira(o), é ser fiel à si mesmo(a).

( Luis Castañeda)

3 comentários:

  1. Vera
    Você continua surpreendendo. Que perfeição de entedimento da vida. Afinal livrar-de de amarras não pode ser pior do que ficar a deriva.
    Um beijo, Luiz Antonio

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera Mattos,

    É surpreendente este tema e esta reflexão.

    Não é fácil, em meia dúzia de palavras, abordar um tema tão presente na Sociedade em geral.

    Afinal, quando alguém trai o seu/sua parceiro(a), está, antes de mais, a trair-se a si mesmo!

    Os seus valores, os seus ideais, os seus princípios são postos em causa nesse preciso momento.

    E não é fácil vivenciar-se com tamanha turbolência de sentimentos opostos.

    Muitas vezes, são os próprios seres humanos a provocarem que o/a parceiro(a) sigam caminhos diversos dos escolhidos.

    Há uma série enorme de factores que podem levar alguém a trair outro alguém.

    Decididamente, não é fácil abordar este tema.

    Um abraço e até sempre,

    José Gonçalves
    (Guimarães)

    ResponderExcluir
  3. Sobre este texto, tive que tomar muito cuidado ao redigi-lo pois se trata de um assunto demasiadamente delicado para a maioria das pessoas. Um claro sinal de que as pessoas estão divididas, e se é tão complicado falar sobre isso, é porque tal tipo de assunto foi constantemente reprimido ao passar dos anos. Quanto a mim restou questionar e evidenciar aquilo que mais se passa nas mentes das pessoas.

    ResponderExcluir